Inteligência artificial cria pessoas que não existem em fotos de festa
Usuário da Midjourney postou os registros feitos pela inteligência artificial em sua conta no Twitter e chocou seguidores
Um usuário do Twitter postou, em sua conta, fotos de uma festa um pouco "diferente". No caso, nem a comemoração ou convidados, que aparecem nos registros, existem na vida real. Em vez disso, o criador usou uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para obter as imagens. O conteúdo foi compartilhado na última sexta-feira (13).
Usando a ferramenta Midjourney, o desenvolvedor de softwares Miles Zimmerman foi capaz de criar e mostrar a novidade para seus seguidores. Zimmerman não se define como um especialista em IA, muito menos como um artista.
"O melhor que posso fazer é compartilhar as coisas estranhas que aparecem quando mexo com isso [a ferramenta], como as fotos acima", disse.
O desenvolvedor conseguiu fazer com que a IA também produzisse fotos da parte "masculina" da festa, mas o quesito diversidade nos rostos deixou a desejar.
"Definitivamente, o padrão é 'pessoas brancas' quando você pergunta por 'pessoas' à ferramenta", escreveu.
I had to be specific in order to get male-looking AI people—and even then, variation is a challenge. It definitely defaults to white people when you ask for “people”. pic.twitter.com/x3P0LKL7MU
— Miles (@mileszim) January 13, 2023
A Midjourney cria imagens a partir de descrições enviadas por usuários via texto e pode ser acessada por meio da rede social Discord. A ferramenta é versátil e a empresa já enfrenta processos por parte da classe artística, que vê seu trabalho sendo ameaçado — uma vez que softwares de IA precisam aprender como criar conteúdos a partir de artes existentes.
Apesar de tanta potência, o sistema ainda comete alguns deslizes. Por exemplo, a quantidades de mãos e dedos segurando câmeras e copos na "festa imaginária" — algo que em breve, pode ser aperfeiçoado.
— SAM D’ORAZIO (@phantasmosis) January 15, 2023