Inteligência artificial é acusada de plagiar texto de newsletter
Criador de newsletter viu sua publicação ser plagiada e modelo copiado ganhar milhares de views. O detalhe? Tudo foi feito por uma IA
Um artigo na Substack, interface de publicação de newsletters, está sendo acusada de plagiar um outro conteúdo da mesma plataforma. Até agora, tudo indica que o culpado pela cópia é um sistema de inteligência artificial.
O jornalista independente Alex Kantrowitz viu o conteúdo de sua newsletter, a Big Technology, ser replicado por uma publicação chamada Rationalist. Enviada pelo perfil Petra, a Rationalist traz trechos idênticos aos da postagem de Kantrowitz sobre a economia de criação de conteúdo.
Aqui, por exemplo, está uma passagem da Big Technology da história da semana passada:
Com os dias de taxa de juros zero chegando ao fim, os investimentos estão se tornando mais difíceis de justificar.
Em seguida, a Rationalist, dois dias depois :
Com o fim da espuma de juros zero, esses investimentos estão ficando mais difíceis de justificar.
Aqui está outro trecho da Big Technology:
A criação de conteúdo online ainda é viável principalmente para o escalão mais alto de criadores online
E aqui novamente a Rationalist, dois dias depois:
Somente o escalão superior dos criadores é capaz de obter uma renda viável
O autor se deparou com a publicação que copia à sua porque, ao contrário do conteúdo original, a Rationalist ganhou curtidas, engajamento e foi parar até na página inicial do Hacker News, site de notícias com foco em ciência da computação e empreendedorismo.
Como se isso já não fosse frustrante o bastante, Kantrowitz percebeu que, quando alguns comentários de leitores do Hacker News questionaram partes do texto que eram "estranhas", como se tivessem sido realmente escritas por um robô, o perfil "Petra" veio a público e informou que havia usado plataformas de inteligência artificial para "melhorar a legibilidade do texto".
"Não sou um falante nativo de inglês, então tenho usado essas ferramentas para evitar frases/parágrafos estranhos", diz o perfil, listando as ferramentas OpenAI, Jasper e Hugging Face. "Claramente este não foi o resultado que eu esperava."
Agora, as plataformas enfrentam um impasse de como controlar e punir comportamentos de plágio envolvendo inteligência artificial. A Substack acabou decidindo, de acordo com Kantrowitz, que o blog do perfil "Petra" não quebrou nenhuma das regras da plataforma e a publicação continua no ar.