Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inteligência artificial impacta a criatividade humana? Estudo revela resposta

Pesquisa testou a interação da IA com humanos em quatro cenários para avaliar o impacto na capacidade criativa e nas habilidades cognitivas

7 nov 2024 - 13h40
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Estudo da Universidade de Toronto analisa impacto da IA na criatividade humana, levantando preocupações sobre homogeneização de ideias e redução do desempenho em algumas tarefas.
Foto: Forbes

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto analisou o impacto do uso de inteligência artificial (IA) na criatividade humana, levantando preocupações sobre o papel das ferramentas de IA na formação de ideias homogêneas.

O estudo, focado em modelos de linguagem de larga escala, conhecidos como LLMs (Large Language Models), testou a interação da IA com humanos em quatro cenários para avaliar o impacto desses modelos na capacidade criativa e nas habilidades cognitivas.

Os cientistas dividiram os participantes em quatro grupos, submetendo cada um a uma condição distinta:

  • ausência de assistência de LLM;
  • uso de LLM por meio de chat;
  •  uso de orientação personalizada de LLM para o processo criativo;
  • e uma tarefa idêntica para todos sem qualquer suporte de IA.

Durante os experimentos, os participantes realizaram testes de pensamento divergente, que consistiam em encontrar usos alternativos para objetos, e de pensamento convergente, em que precisavam identificar uma quarta palavra que conectasse três palavras aparentemente desconexas (como “livro” para “prateleira”, “tronco” e “minhoca”).

Resultados

Segundo o pesquisador Harsh Kumar, coautor do artigo publicado no Tech Xplore, “os participantes que não utilizaram o GPT-4 [LLM da OpenAI] para listar ideias antes de executar uma tarefa específica tiveram um desempenho melhor do que o grupo que partiu de um prompt pronto.”

O estudo revelou que o uso prolongado de IA pode reduzir o desempenho em algumas tarefas, além de gerar um efeito de homogeneização de ideias. Esse fenômeno, segundo os pesquisadores, persiste mesmo depois que o uso do chat com IA é interrompido, indicando uma possível influência duradoura na maneira como as pessoas abordam problemas e ideias.

Embora o estudo tenha sido realizado em ambiente controlado, os pesquisadores planejam expandir a investigação para contextos mais naturais, como a criação de narrativas e histórias criativas, a fim de entender melhor o impacto da IA na originalidade humana.

“Acreditamos que a questão da homogeneização de ideias é significativa e traz implicações negativas de longo prazo para a cultura e a sociedade. Como próximo passo, pretendemos explorar o design de agentes LLM que possam mitigar a homogeneização de ideias”, explicou Kumar.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade