Inteligência artificial impacta a criatividade humana? Estudo revela resposta
Pesquisa testou a interação da IA com humanos em quatro cenários para avaliar o impacto na capacidade criativa e nas habilidades cognitivas
Estudo da Universidade de Toronto analisa impacto da IA na criatividade humana, levantando preocupações sobre homogeneização de ideias e redução do desempenho em algumas tarefas.
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto analisou o impacto do uso de inteligência artificial (IA) na criatividade humana, levantando preocupações sobre o papel das ferramentas de IA na formação de ideias homogêneas.
O estudo, focado em modelos de linguagem de larga escala, conhecidos como LLMs (Large Language Models), testou a interação da IA com humanos em quatro cenários para avaliar o impacto desses modelos na capacidade criativa e nas habilidades cognitivas.
Os cientistas dividiram os participantes em quatro grupos, submetendo cada um a uma condição distinta:
- ausência de assistência de LLM;
- uso de LLM por meio de chat;
- uso de orientação personalizada de LLM para o processo criativo;
- e uma tarefa idêntica para todos sem qualquer suporte de IA.
Durante os experimentos, os participantes realizaram testes de pensamento divergente, que consistiam em encontrar usos alternativos para objetos, e de pensamento convergente, em que precisavam identificar uma quarta palavra que conectasse três palavras aparentemente desconexas (como “livro” para “prateleira”, “tronco” e “minhoca”).
Resultados
Segundo o pesquisador Harsh Kumar, coautor do artigo publicado no Tech Xplore, “os participantes que não utilizaram o GPT-4 [LLM da OpenAI] para listar ideias antes de executar uma tarefa específica tiveram um desempenho melhor do que o grupo que partiu de um prompt pronto.”
O estudo revelou que o uso prolongado de IA pode reduzir o desempenho em algumas tarefas, além de gerar um efeito de homogeneização de ideias. Esse fenômeno, segundo os pesquisadores, persiste mesmo depois que o uso do chat com IA é interrompido, indicando uma possível influência duradoura na maneira como as pessoas abordam problemas e ideias.
Embora o estudo tenha sido realizado em ambiente controlado, os pesquisadores planejam expandir a investigação para contextos mais naturais, como a criação de narrativas e histórias criativas, a fim de entender melhor o impacto da IA na originalidade humana.
“Acreditamos que a questão da homogeneização de ideias é significativa e traz implicações negativas de longo prazo para a cultura e a sociedade. Como próximo passo, pretendemos explorar o design de agentes LLM que possam mitigar a homogeneização de ideias”, explicou Kumar.