Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inteligência artificial já ameaça profissionais da voz; veja o que está em jogo

A preocupação é a recriação digital da imagem e da voz de diferentes atores em uma produção. Atualmente, há pouca regulamentação sobre isso

8 ago 2023 - 05h00
(atualizado em 14/8/2023 às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Especialistas debatem o impacto da inteligência artificial na arte da dublagem
Especialistas debatem o impacto da inteligência artificial na arte da dublagem
Foto: Freepik

A indústria do entretenimento enfrenta uma revolução digital que vai além das telas de cinema e dos sets de filmagem. A recente greve dos atores e roteiristas em Hollywood, que abrange não apenas aqueles que aparecem fisicamente em tela, mas também os artistas de voz que dão vida a personagens de animações originais, ressalta um dos pontos cruciais dessa transformação. 

Dois pontos são essenciais para entender os conflitos de interesse entre os estúdios de cinema e os artistas: a dominância das plataformas de streaming e o uso de inteligência artificial (IA).

Os atores pedem revisão de ganhos residuais por streaming, além de aumento de salários e outras reivindicações. No que diz respeito à IA, a preocupação é a recriação digital da imagem e da voz de diferentes atores em uma produção. Atualmente, há pouca regulamentação em torno do que o estúdio pode fazer com a "digitalização" da imagem e da voz dos atores no futuro. 

O Sindicato de Atores (SAG-AFTRA) está desde julho em paralisação, dois meses que o Sindicato de Roteiristas dos EUA (WGA) fez o mesmo. As greves começaram após as duas organizações não conseguirem chegar a um acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), entidade que representa empresas de audiovisual como Sony, Disney e Warner.

A IA na dublagem

No cerne da evolução da dublagem, a IA pode ser usada na forma de deepfake. A técnica é projetada para sintetizar vozes humanas com precisão e detalhes, imitando nuances sutis, entonações e características únicas de diferentes indivíduos. 

Dublagem do futuro deve contar com mescla entre artistas e IA
Dublagem do futuro deve contar com mescla entre artistas e IA
Foto: Freepik

O funcionamento dessas IAs é alimentado por algoritmos complexos de processamento de linguagem natural e aprendizado profundo. Elas processam grandes quantidades de amostras de voz, que podem incluir gravações de atores, dubladores e até mesmo de pessoas comuns.

O ator de voz Alejandro Graue é exemplo disto. Ele publicava vídeos em seu canal no YouTube onde o conteúdo em inglês teria que ser dublado para espanhol. Para sua surpresa, um dia o perfil publicou um novo vídeo em espanhol — no qual ele não havia trabalhado.

Em entrevista à BBC, Graue explicou: "Quando cliquei no vídeo, o que escutei não foi minha voz, mas uma voz gerada por inteligência artificial — uma dublagem muito mal sincronizada. Foi terrível. E eu fiquei pensando: O que é isso? Vai ser meu novo colega de trabalho no canal? Ou vai me substituir?", relembra.

Um telefonema para o estúdio em que trabalhava confirmou: o cliente queria experimentar a inteligência artificial porque era mais barato e mais rápido. Mas o resultado não foi bom: os espectadores reclamaram da qualidade da dublagem e, por fim, o canal retirou os vídeos que apresentavam a voz gerada por IA.

Inteligência Artificial transforma Seu Madruga em outros personagens! Inteligência Artificial transforma Seu Madruga em outros personagens!

No cinema, o filme "Supernova" (2020), estrelado por Colin Firth e Stanley Tucci, utilizou uma IA desenvolvida pela empresa inglesa Sonantic para aprimorar a qualidade do áudio das vozes dos atores.

Embora não tenha substituído completamente as vozes dos atores, a tecnologia ajudou a melhorar a clareza e a qualidade das falas durante a pós-produção.

Outras aplicações de deepfake envolvem a produção de conteúdo de humor. É o caso do brasileiro Bruno Sartori, jornalista, humorista e editor de vídeo, que, há alguns anos, evolui no uso da técnica.

Conheça a LuzIA - Inteligência Artificial do Whatsapp Conheça a LuzIA - Inteligência Artificial do Whatsapp

E o futuro? 

Raul Colcher, membro sênior do IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), enxerga a inteligência artificial como prestes a tornar obsoleta e substituir integralmente a profissão de dublador.

“A tecnologia necessária a essa substituição massiva encontra-se essencialmente disponível e será provavelmente melhorada de forma radical no futuro próximo”, disse. 

Exemplo disto são caixas de supermercado. Com o avanço das tecnologias de automação, a necessidade de humanos atuando nessas profissões tem diminuído, especialmente para transações simples.

Outro caso são os atendentes de telemarketing. Empresas já usam chatbots e sistemas de atendimento automatizado para lidar com consultas e suporte ao cliente, reduzindo a demanda por atendentes humanos.

O caso mais recente foi a campanha da automotiva Volkswagen, que promoveu um "encontro" da cantora Maria Rita com sua falecida mãe, Elis Regina.

Nas redes sociais, o debate sobre ética e privacidade ganhou a cena. Diogo Cortiz, professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pesquisador de inteligência artificial, falou que o debate deve ser intenso no futuro, com a IA criando realidades alternativas e novos mundos.

"Esse comercial ficou uma obra-prima, mas, claro, surgem muitas novas questões éticas, filosóficas para os próximos anos", tuítou.

Atores de Hollywood promoveram greve para revisão de contratos e regulamentação da IA no cinema
Atores de Hollywood promoveram greve para revisão de contratos e regulamentação da IA no cinema
Foto: Gerd Altmann por Pixabay / Flipar

Questões econômicas

A inteligência artificial, ao substituir a voz de um humano, cruza uma linha tênue que nos faz perguntar: por que criar um aparato assim? 

“A resposta parece surgir intuitiva: lucro. A ideia da IA neste específico caso (bem como naqueles que “criam” textos, roteiros, petições, etc.) é economizar, transformando os seres humanos em meros fornecedores de conteúdo”, disse Amaury Marques, advogado especialista em direito do entretenimento. 

Colcher, do IEEE, ressalta que as questões comerciais, econômicas, sociopolíticas, regulatórias e culturais serão resolvidas a curto prazo. 

“Exemplos óbvios imediatos são a necessidade de adaptar os contratos de atores para cobrir os aspectos de propriedade intelectual relacionados ao uso de suas vozes e de lidar com o desemprego no setor”, avaliou.

Regulamentação também é um ponto 

A regulamentação da inteligência artificial já é realidade em alguns países da Europa. Para garantir melhores condições para o uso de desenvolvimento da tecnologia, a Comissão Europeia propôs o primeiro quadro regulamentar da União Europeia para a IA em 2021.

A ideia é que os sistemas de IA sejam analisados e classificados de acordo com o risco que representam para as pessoas que as usam.

A discussão também chegou ao Brasil: em maio deste ano, o projeto de lei (PL) 2.338/2023, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que preside a Casa, propõe a regulação da inteligência artificial no Brasil.

Ainda que não haja uma legislação específica para a IA, há limites impostos pelos ramos do direito que protegem os direitos de autor e conexos. O mesmo vale para a imagem deles, considerando-se não só a “fotografia” mas todos os elementos que distinguem os seres humanos uns dos outros e a humanidade dos demais seres.

Nesse sentido, afirma Marques, a questão legal hoje se restringe à autorização constante de cláusulas contratuais. Assim, o dublador “cede” seu direito de imagem e permite a utilização de sua voz, indistintamente e em qualquer trabalho futuro.

"Sem a autorização expressa do dublador, não há como (legalmente) utilizarem-se de sua voz em inteligência artificial. O que parece resolver a questão: quem não quiser que sua voz seja exposta em trabalhos para os quais nada recebeu, basta não concordar com a cláusula", avalia o advogado. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade