Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inteligência artificial simula voz de artistas e faz "Emma Watson" ler livro de Hitler

Empresa EvenLabs lançou o Prime Voice AI, ferramenta de inteligência artificial que cria vozes, e usuários fazem uso indevido

31 jan 2023 - 13h44
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Emma Watson foi vítima de deepfakes novamente
Emma Watson foi vítima de deepfakes novamente
Foto: David Shankbone via Wikimedia Commons

A empresa EvenLabs disponibilizou ao público, no dia 23 de janeiro, uma ferramenta capaz de replicar vozes a partir de uma inteligência artifical. Mas, não demorou muito para que a tecnologia fosse utilizada de forma indevida: poucos dias após o lançamento, áudios de famosos supostamente ofendendo grupos e até lendo a autobiografia de Adof Hitler começarama circular na internet.

A atriz selecionada para "ler" a obra do líder nazista foi Emma Watson, famosa por interpretar a personagem Hermione na franquia Harry Potter. Além dela, outras personalidades públicas tiveram áudios de suas vozes em dizeres violentos e ofensivos compartilhados em fóruns como o 4chan.

Chamada deepfake, esse tipo de mídia pode gerar situações enganasos envolvendo rostos e vozes de indivíduos, em especial em conteúdos envolvendo política, celebridades e roubo de dados, e já circulam na internet há alguns anos.

No caso de Watson, esta não foi a primeira vez que a atriz teve sua imagem manipulada — em outra ocasião, a artista teve seu rosto aplicado em vídeos pornográficos.

Em sua conta no Twitter, a EvenLabs admitiu que observou "um número crescente de casos de uso indevido de clonagem de voz" a partir da ferramenta, e que estava aberta a colher feedbacks e sugestões dos usuários. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade