Após ataque, eBay pede para usuários trocarem suas senhas
Os ataques também comprometeram um pequeno número de senhas de acesso dos funcionários da firma
O eBay pediu aos usuários de seu site para trocarem suas senhas o quanto antes, devido um ataque cibernético que a empresa americana sofreu e comprometeu seus bancos de dados que contém senhas criptografadas e outros dados sem relações com finanças.
Em nota divulgada à imprensa, a companhia aponta que a quebra no banco de dados da empresa ocorreu entre o fim de fevereiro e meados de março. Dentro do servidor estão armazenadas informações sobre os nomes dos clientes, senhas, endereços de e-mail, endereços das residências, números dos telefones e datas de nascimento.
A empresa confirmou que enviará e-mails aos seus usuários a partir da tarde desta quarta-feira, para alertar sobre os problemas e pedindo a troca de senha o quanto antes e que está trabalhando com as autoridades dos Estados Unidos para descobrir a origem do problema.
Vale lembra que o eBay lançou no começo de maio a opção em português do site. Com o intuito de atrair o público brasileiro às compras na página.
Dados financeiros não foram atacados
O eBay ainda afirma que após conduzir uma série de testes extensivos em sua rede, até o momento, os usuários não foram comprometidos com atividades não autorizadas. Também não há evidência de acesso não permitido às informações financeiras e de cartões de crédito.
Com um volume de vendas de US$ 205 bilhões em 2013, o site informa que os dados financeiros são separados em formatos criptografados, assim como os dados dos usuários que utilizam o Paypal para fazer suas compras.
Ainda assim, o eBay pede aos usuários para efetuar a troca de senha por ser “a melhor forma” e que isto “ajudará a aprimorar a segurança dos usuários do eBay”.
Os ataques também comprometeram um pequeno número de senhas de acesso dos funcionários da firma. Dando acesso não autorizado à rede corporativa do eBay.