Bing inclui língua de Jornada nas Estrelas no tradutor
O Bing, buscador da Microsoft, estreou na ferramenta de tradução o idioma klingon, falado por personagens da saga Jornada nas Estrelas. A tradução funciona de qualquer idioma para o klingon, e vice-versa, e chega aos fãs às vésperas da estreia nos cinemas de Star Trek into Darkness, nova produção da sequência. As informações são do Mashable.
"Apesar de o filme estar chegando em breve, já estávamos com essa ideia há algum tempo", afirma ao site especializado o cientista comportamental do Bing Matt Wallaert. "Jornada nas Estrelas sempre olhou para o futuro da tecnologia e (o klingon) é a língua inventada mais falada, mesmo que apenas algumas pessoas sejam realmente fluentes", pondera.
Para criar a ferramenta de tradução, o Bing trabalhou em conjunto com o criador do idioma, Marc Okrand, além de convocar a ajuda de outras 10 pessoas fluentes para treinar os sistemas de tradução. O Instituto da Língua Klingon também participou do processo. O klingon quebra algumas regras típicas de idiomas tradicionais, como o espanhol ou o italiano, e por isso às vezes é mais difícil de aprender.
"Já houve esforços para criar dicionários, mas até o momento não havia um serviço de tradução de verdade com toda a estrutura gramatical", aponta Wallaert. "Isso é algo bem geek para fazermos, mas também é um desafio divertido para os nossos times melhorarem as traduções e trabalharem com uma língua com um padrão distintivo", aponta.
A ferramenta permite traduzir páginas de internet, textos inseridos e tem a opção de exibir caracteres kronos. O recurso está disponível na web e no aplicativo do Bing Translator para dispositivos móveis com Windows Phone.