Cofundador Larry Page completa um ano à frente do Google
4 abr2012 - 08h10
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Há exatamente um ano, o cofundador do Google Larry Page assumiu o cargo mais alto na companhia: o de chefe-executivo, ou CEO, desbancando da posição o agora chairman Eric Schmidt, que estava no cargo desde 2001. Nos 12 meses em que esteve à frente da empresa que fundou ao lado de Sergey Brin, Page foi responsável por grandes negócios, pelo início e fim de grandes produtos e por polêmicas do tamanho do Google.
Cofundador do Google Larry Page assumiu o comando da companhia em 4 de abril do ano passado
Foto: AFP
"O Google se construiu de maneira hegemônica, e a internet se encaminha para se tornar pequenas internets através das redes sociais. O Larry Page assumiu com a pretensão de recolocar o Google na liderança e alcançar o sucesso em uma área em que empresa nunca conseguiu entrar de maneira consistente: nas redes sociais", avalia o diretor da Bites, empresa de consultoria em internet, Manoel Fernandes. "A internet começa a se fragmentar, e a missão do Google, de reunir todo o conhecimento do mundo, começa a encontrar muros", afirma.
Colocando a gestão Page em números, as ações da companhia neste último ano mantiveram-se estáveis. Segundo levantamento feito pelo site Business Insider, nos últimos 12 meses o papel do Google teve alta de 9%. Os principais concorrentes da tecnologia, no entanto, mostraram um desempenho melhor no mesmo período: Amazon teve um aumento de 10%, a Microsoft, 27%, e a Apple, quase 80%.
Chegando ao comando da companhia para tentar emplacar produtos de internet inovadores, Page esteve à frente de grandes decisões no último ano, como a compra da Motorola e o lançamento do Google+, por exemplo. Um ano depois de assumir como CEO, Page viu um dos valores extra-oficiais da companhia - "don't be evil", ou "não seja mau" - ser posto em xeque com a revisão de sua política de privacidade ou com o fim da plataforma de produtos beta Google Labs, por exemplo.
Veja na galeria em aba desta matéria ou aqui, se estiver acessando a partir de um dispositivo móvel, os fatos que marcaram o Google nestes 12 meses em que Larry Page esteve à frente da companhia.
Fim do Google Labs - Em julho do ano passado, o Google anunciou o abandono do Labs, projeto que reunia produtos em fase inicial para que os usuários testassem novas ferramentas criadas pelos engenheiros da empresa. Em seu blog oficial, a companhia afirmou que o encerramento da plataforma fazia parte da estratégia de priorizar esforços em produtos realmente importantes. Google Maps, Google Reader e Google Docs são apenas alguns exemplos de produtos que surgiram no Labs
Foto: Reprodução
Fechamento de produtos - O Google anunciou o fim de dezenas de produtos durante o último ano. Serviços como o Buzz, tentativa da empresa de integrar redes sociais dentro do Gmail, e o Wave, que prometia ser o fim do email, foram alguns deles. As justificativas, segundo os comunicados da companhia, é que o Google buscava "construir grandes produtos que realmente mudam a vida das pessoas", "criação de produtos de maior impacto" ou "construir uma experiência mais simples, intuitiva e bnita"
Foto: Reprodução
Google+ - Após as tentativas frustradas de sucesso global nas redes sociais com Wave e Buzz, foi na gestão de Larry Page que surgiu o Google+. Lançado quase que em segredo em julho de 2011 e tentanto ingressar no mercado liderado pelo Facebook, a rede social ainda não emplacou. Passada a euforia inicial, foram poucos os usuários que permaneceram na rede
Foto: AFP
Google social - Com a chegada do Google+, a companhia investiu forte na tentativa de se tornar mais social, o que atingiu até mesmo seu principal produto: o buscador. Uma mudança no logaritmo mostra, além de resultados de busca públicos na web, conteúdos postados e compartilhados por amigos ou direcionados apenas ao usuário no Google+. A medida causou polêmicas, e críticas públicas por parte do Twitter e ex-funcionários da empresa
Foto: Divulgação
O cofundador do Google Larry Page assumiu o cargo de CEO da companhia em 4 de abril do ano passado. Com o objetivo de alavancar produtos inovadores, veja fatos que marcaram os primeiros 12 meses da gestão Page
Foto: AFP
Compra da Motorola - Em agosto, o Google anunciou a compra da Motorola Mobility, divisão responsável pelos dispositivos móveis da Motorola, por cerca de US$ 12,5 bilhões. Em postagem no blog da companhia, Page afirmou que o negócio foi motivado pelo enorme sucesso do Android. A compra foi anunciada em um momento que o sistema móvel da companhia estava sendo atacado por empresas como Microsoft e Apple por questões de patente
Foto: Reuters
Mudança na política de privacidade - Anunciada em janeiro deste ano e posta em prática em 1º de março, a mudança na política de privacidade da companhia gerou polêmica, e o Google teve de que dar explicações sobre as novas regras no Brasil, EUA e Europa