Doodle traz lado humano da informação, diz Google
Equipe de criação dos doodles está no Brasil para criar animações especiais para a Copa
O doodle, logotipo animado do Google, é a parte humana por trás da informação, definem Ryan Germick e Matthew Cruickshank, da gigante da internet. “Qual é a finalidade da informação sem diversão?”, questiona Germick. Os chamados “doodlers” estão no Brasil para criar doodles especiais para a Copa do Mundo 2014.
Esta é a primeira vez que a equipe do doodle sai do escritório americano para um projeto. Na Califórnia, o time possui dez ilustradores, quatro engenheiros e dois gerentes de projetos. Desse total, quatro funcionários ganharam uma sala personalizada no escritório do Google em São Paulo.
“Tem sido ótimo, muitas coisas no Brasil são inspiradoras, como a comida, o clima, além de ver os fãs de perto e a felicidade da Copa do Mundo”, contou Matthew Cruickshank. O doodler disse que viajou ao País dois meses antes do Mundial para respirar a cultura brasileira e ter ideias antes, até para guardar algumas artes para serem divulgadas durante o evento.
Segundo o time, um doodle estático normalmente demora uma semana para ficar pronto, enquanto um interativo leva cerca de três meses. Durante a Copa, a equipe está imersa no evento para criar as animações entre quatro e seis horas.
Redes sociais
A Copa do Mundo também marca a primeira vez que os doodlers estão se inspirando nos comentários e sugestões dos internautas, que podem interagir pelas redes sociais. Cruickshank cita, por exemplo, a reação das pessoas ao verem o doodle que celebrou a famosa “ola”. No meio da torcida de letras, havia um “L” que não participava da onda, mas ficava sentado com um livro. “Algumas pessoas se identificaram com o pequemo ‘L’ e comentaram que, mesmo sem gostar da Copa, gostaram do doodle.
Ryan Germick, que chefia a equipe de doodlers, comentou sobre o “doodle probido”, uma imagem que retrata os protestos contra a Copa do Mundo e a ação da polícia nessas ocasiões. Não há informações do autor dessa animação, mas a imagem vem se espalhando pelo Facebook e Tumblr. “Não é tudo rosas, há muitas coisas acontecendo que envolvem política e dinheiro, mas ainda há muito o que celebrar. Assistir a um jogo em que 22 jogadores, que são os melhores do mundo, jogam por um objetivo é uma coisa linda”, declarou. “Isso (o doodle obscuro) representa a liberdade de iniciar um debate, mas vamos destacar as coisas divertidas do evento”, completou.