"Facebook não é sobre pessoas reais", diz CEO da Tuenti
Imagine uma rede social em que você só pode ter um número limitado de amigos, que essas pessoas tenham que provar que são reais e que nenhuma informação postada por você vá aparecer nos resultados da busca do Google. Essa é a ideia central da Tuenti, uma das maiores redes sociais da Espanha e que começou sua expansão mundial no ano passado. Em visita à Campus Party Brasil 2013, em São Paulo, o CEO da companhia, Zaryn Dentzel, disse que ainda há espaço para novas redes no mundo e foi categórico: "o Facebook não é sobre pessoas reais".
"O Facebook é uma forma de comunicação na rede, mas há pessoas que não são relevantes, atrapalha a comunicação. Tem muito ruído e o usuário perde o controle", disse. A interação com pessoas reais e a privacidade são os principais focos da Tuenti. Além de não ter nenhuma informação indexada pelo Google, a rede obriga que o usuário tenha um número de telefone ativo para validação.
A rede permite que cada usuário tenha no máximo 500 amigos, número 10 vezes menor que o permitido no Facebook, por exemplo. Dentzel disse que tem "400 e poucos". Isso, segundo o CEO da empresa, possibilita uma "forma mais rica de comunicação". A companhia tem uma equipe específica para fazer a checagem e validação dos perfis, em um processo que pode incluir até mesmo o envio de uma foto do documento de identidade por e-mail para provar que você existe.
Em 2006, quando a rede foi criada, a divulgação e os primeiros convites a usuários foram feitos de porta em porta nos dormitórios das universidades. "Fazíamos o cadastro em um computador ali mesmo", relembra Dentzel. Em julho do ano passado, a companhia iniciou a expansão mundial do serviço. Essa abertura ainda não transformou a rede em um serviço de massa. O executivo sequer tem números sobre esse crescimento. "Ainda estamos em fase beta. Para a gente, é importante implementar um sistema eficaz de validação dos usuários em cada país", disse.
Para ele, o Brasil é um mercado de massa importante para o Tuenti, principalmente pelo perfil de engajamento do brasileiro em redes sociais. "Qualquer empresa importante precisa ser relevante no Brasil", disse.
O nome da plataforma, "Tuenti" é um trocadilho com a expressão em espanhol "tu entidad" ("sua identidade") e a palavra inglesa "twenty" ("vinte"). Depois de analisar milhões de mensagens, a empresa comprovou que a maioria dos usuários se comunica com somente 20 pessoas, e que 90% das mensagens enviadas sempre têm como destinatários alguns poucos amigos.
A rede social aceitava novos membros apenas com convites, o que não acontece mais hoje, com 10 milhões de usuários únicos na Espanha (6 milhões deles pelo celular), onde supera sites como Google e Facebook em tráfego. "Em 2006, nos chamaram de loucos, dizendo que não haveria mais espaço para uma rede social", afirmou Dentzel. "Finalmente chegaram serviços como Instagram e WhatsApp, que mostra que há alternativas. Não é um ambiente para uma única rede social", afirmou.
Campus Party Brasil 2013
A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.
A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.
Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.
O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.