Facebook não vai manipular emoções de usuários, diz diretora
Diretora de operações reforça desculpas da empresa depois de pesquisa feita sem consentimento dos usuários
Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, afirmou que a rede social não tentará manipular as emoções dos usuários, em meio a polêmica investigação de reguladores sobre um “experimento psicológico” divulgado recentemente. As informações são do Financial Times.
Nesta semana, veio à tona uma pesquisa que o Facebook realizou com 689.003 usuários da rede social em janeiro de 2012, que analisava se o humor das pessoas mudava quando o conteúdo do feed de notícias era modificado também. O Facebook priorizou conteúdos positivos e negativos no feed dessas pessoas para analisar se elas eram afetadas por eles. A pesquisa foi conduzida sem que os usuários soubessem.
Sandberg lamentou que a pesquisa tenha sido “pobremente comunicada” e afirmou que o Facebook não poderia controlar as emoções das pessoas e que nunca tentaria influenciar uma eleição por mudanças no site.
“O Facebook se desculpou e certamente nunca quer fazer nada que deixe seus usuários chateados. (A pesquisa) foi muito mal comunicada”, disse a executiva durante uma visita à Índia. “Foi um experimento pequeno de uma semana. Uma experiência mostrando diferentes coisas às pessoas para ver como funcionaria. O que realmente importa aqui é que levamos a privacidade das pessoas incrivelmente a sério”.
Os comentários da diretora vieram depois de a Comissão de Proteção de Dados irlandesa ter divulgado que enviou diversas perguntas à rede social sobre o estudo. O órgão fiscaliza as operações do Facebook na Europa, porque a empresa tem sede em Dublin. O órgão regulador de dados do Reino Unido também afirmou que está investigando se o Facebook violou leis de proteção de dados.