Facebook pode prever se namoro vai dar certo ou acabar em 60 dias
Pesquisadores dizem ter criado um algoritmo capaz de prever, através do Facebook, se um namoro vai dar certo ou se o casal está prestes a terminar. Segundo o The Verge, o sistema funciona a partir de uma nova métrica, batizada de 'dispersão' (dispersion, em inglês).
A métrica dispersão se baseia na conexão entre pessoas que têm diferentes grupos de amigos. Amigos próximos têm maior propensão a ter muitos outros amigos em comum, o que cientistas sociais chamam de 'embeddedness' - nesse contexto, traduzível como 'superposição'.
Mas, em relações amorosas, a tendência é que se conectem a diferentes esferas. Por exemplo, o marido tende a apresentar a esposa aos colegas do trabalho, amigos da faculdade, e membros do time de futebol, com quem ela pode não ter nenhuma conexão em comum. Parentes podem estar sujeitos à mesma dinâmica de dispersão, segundo os pesquisadores - Jon Kleinberg, engenheiro de computação da Universidade de Cornall, nos Estados Unidos, e Lars Backstrom, pesquisador sênior do Facebook.
Os cientistas conseguiram identificar quem estava namorando quem em 60% dos casos, percentual bem maior que os 2% que tiveram adivinhando aleatoriamente. Altas taxas de dispersão, pelo algoritmo, parecem estar relacionadas a relacionamentos mais duradouros. O estudo mostrou que os casais têm 50% mais chance de terminar nos próximos dois meses se o algoritmo baseado na dispersão não conseguiu adivinhar quem namorava com quem.
Os pesquisadores ainda analisaram métricas como quantas vezes um usuário visualiza o perfil do outro, quantas vezes vão aos mesmo eventos, e as mensagens enviadas. A dispersão, mesmo assim, apareceu como o fator mais preciso para determinar relações amorosas. O estudo usou múltiplos kits de dados anônimos de 1,3 milhão de usuários do Facebook cujo status envolvia um relacionamento.
A pesquisa mostra o esforço que a maior rede social do mundo faz para transformar a quantidade massiva de dados de usuários que tem em algo que faça sentido e possa ser usado por marqueteiros. Um porta-voz do Facebook afirmou ao site americano, por outro lado, que a pesquisa "ajudou o time a pensar sobre coisas, e enfatizou algumas das funcionalidades usadas no ranking" de post do news feed, mas não afeta a forma como os posts são dispostos na linha do tempo do usuário.