Facebook poderá ser acessado diretamente pelo Gmail
O Facebook vai adotar o sistema OpenID, que identifica as senhas dos usuários, para permitir que com o mesmo login possam ser acessados outros serviços da web. Segundo o site Ars Technica, a medida foi decidida pela rede social, que publicou o comunicado no seu blog oficial nesta terça-feira, para aprimorar a interoperabilidade, o que permitirá que o acesso ao Facebook seja feito diretamente pelo Gmail.
» Regras votadas por usuários não entrarão em vigor no Facebook
» MySpace muda para combater perda de popularidade
Com a mudança, o Facebook pretende competir com o Twitter e o MySpace em adesão de usuários e quer estabelecer conexão com o Google. Mas a mudança, cita o site, não é totalmente motivada pelo "amor" do Facebook aos padrões abertos. A estratégia, neste caso, é agilizar o processo de registro e login de novos usuários e captar mais adeptos aos serviços.
"Nos testes que temos feito, notamos que a primeira vez em que os usuários se registram num site com OpenID, eles são bem mais suscetíveis a manter contas ativas no Facebook. Você faz o registro com mais rapidez, encontrar amigos com mais facilidade e se contecta mais rapidamente ao site", explicou Lucas Shepard, engenheiro do Facebook.