Facebook remove recurso de reconhecimento facial na Europa
16 out2012 - 13h39
Compartilhar
O Facebook desabilitou a funcionalidade de sugerir tags para fotos na Europa, recurso que reconhece automaticamente dados biométricos de usuários, mesmo sem permissão expressa. Segundo o Daily Mail, o reconhecimento facial foi bastante criticado entre os europeus desde que foi lançado, em junho do ano passado.
A maior rede social do mundo foi forçada a rever seu posicionamento quanto ao recurso em questão depois que uma onda de polêmica e raiva acerca da questão de privacidade surgiu entre os usuários. Em setembro, a companhia de Mark Zuckerberg já havia anunciado a suspensão da funcionalidade no continente europeu, afirmando que iria deletar todos os dados biométricos coletados através do reconhecimento facial.
Tal recurso ativado na rede social significa entregar ao Facebook informações biométricas de pessoas fotografadas."Os usuários precisam estar no controle do que acontece com seus dados e é absolutamente correto aplicar este princípio às imagens das pessoas no Facebook, assim como à informação pessoal", diz Nick Pickles, diretor de privacidade do grupo de ativismo por direitos civis Big Brother Watch.
O comissário irlandês de Proteção de Dados Billy Hawkes elogiou o Facebook por ter "enviado um sinal claro do seu desejo de demonstrar compromisso com as melhores práticas em relação à proteção de dados". No entanto, ele destacou que o site de relacionamentos precisa deixar mais claro aos usuários o que acontece com seus dados para melhorar o controle das pessoas sobre as configurações de privacidade.
Ao alcançar o primeiro bilhão de usuários mensais, o Facebook perguntou a artistas, políticos e esportistas o que eles diriam se pudessem falar para 1 bilhão de pessoas. Veja as respostas na galeria
Foto: AP
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil - "Um bilhão é o mesmo número de pessoas que vão dormir com fome todos os dias, segundo a FAO. Garantir segurança alimentar a essas pessoas é um movimento muito importante para promover mais democracia e mais paz no mundo"
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Alexandre Padilha, ministro da Saúde - "Se formos 1 bilhão de doadores de órgãos, salvaremos mais de 1 bilhão de vidas"
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Luciana Gimenez, apresentadora - "Se eu pudesse falar com 1 bilhão de pessoas, tentaria fazer com que os povos de ideologias absolutamente diferentes pudessem conviver e encontrar pontos comuns para que acabassem as guerras. Afinal, como John Lennon já dizia, o importante é Paz, não Guerra"
Foto: AgNews
Ana Maria Braga, apresentadora - "Motivaria as pessoas a terem inspiração e desejo de criar um mundo melhor para si mesmas. Afinal a vida é um aprendizado. Só aprende quem se entrega. E as portas do coração só podem ser abertas por dentro. Se melhorando você faz um mundo melhor a sua volta. Plante felicidade"
Foto: AgNews
Paulo Bernardo Silva, ministro das Comunicações - "Agora, 1 bilhão de pessoas podem saber o que você pensa. Saiba usar isso a seu favor, especialmente preservando a maior conquista que a tecnologia proporciona: a liberdade que desfrutamos na rede"
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Isadora Faber, estudante, criadora da página Diário de Classe - "Gostaria que estudantes do mundo inteiro tivessem direito e acesso a uma educação digna e moderna. Tenho certeza que, se todo mundo fizer um pouquinho, juntos poderemos mudar a educação, e assim, deixarmos o planeta mais justo e melhor para todos!"
Foto: Reprodução
Vitor Belfort, lutador - "Falar para tanta gente é uma responsabilidade grande e eu diria a todos para irem atrás de seus sonhos. O único limite para isso é não passar por cima de ninguém e nunca abrir mão da integridade de seu caráter. O planeta precisa de visionários, são eles que fazem o mundo mudar para melhor"
Foto: AP
Tony Kanaan, piloto - "A velocidade é tudo na minha vida. A internet quebrou barreiras como fronteiras, costumes e línguas pela forma de falarmos online, muito mais rápido do que qualquer meio de comunicação existente. Hoje comemoramos 1 bilhão de usuários do Facebook. Sem a velocidade, nada disso seria possível. Portanto, eu que sou um viciado em Facebook, quero agradecer essa ferramenta que me aproximou ainda mais dos meus fãs, que chamamos carinhosamente de amigos. 1 bilhão: u curto"
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Kaká, jogador - "Se eu pudesse me conectar a 1 bilhão de pessoas, aproveitaria para pregar o Evangelho, o amor de Deus e o amor ao próximo. A partir daí, tentaria mobilizar o máximo possível de pessoas para ajudar principalmente no combate a fome"
Foto: Reuters
Michel Teló, cantor - "Curtir e compartilhar suas emoções, seus desejos, seus momentos inesquecíveis! Acreditar em você, em seu sonho e deixar o mundo fazer parte dele..."
Foto: Milene Cardoso / AgNews
Mario Teza, diretor da Campus Party Brasil - "Reuniria pessoas, comunidades, empresas, universidades e governos para alimentar um grande rede com a finalidade de criar e compartilhar conhecimento, promovendo uma inovação aberta e colaborativa. Aproveitaria todo o potencial de cada uma dessas pessoas, utilizaria a sinergia existente entre as diferentes culturas, ideologias e talentos; tudo com o objetivo de fazer um mundo melhor"
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Julio Vasconcellos, criador do Peixe Urbano - "Tentaria incentivar cada pessoa a contribuir com uma causa social importante - imagine o impacto exponencial que 1 bilhão de pessoas poderiam ter se cada uma delas escolhesse uma causa para apoiar e promover, incentivando também os seus amigos, conhecidos e redes de contato a fazerem o mesmo"
Foto: Divulgação
Iggor Cavalera, músico- "Passem o maior tempo possível com pessoas que você ama. Família é a coisa mais importante na nossa vida"