Um juiz norte-americano concedeu nesta segunda-feira aprovação final para um acordo de US$ 20 milhões a ser pago pelo Facebook em um processo sobre publicidade, apesar de críticos afirmarem que o acordo não protege a privacidade de crianças usuárias da rede social.
Cinco pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em 2011, afirmando que o programa da rede social "Histórias Patrocinadas" informava os amigos dos usuários quando estes utilizavam a opção "curtir" para determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que eles desabilitassem esse mecanismo.
As "Histórias Patrocinadas" são anúncios que aparecem na página de notícias dos usuários do Facebook e normalmente estão ligados ao nome e à foto do perfil de um dos amigos, que "curte" a marca.
O caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma como o Facebook monetiza conteúdo dos usuários.
Sob os termos do acordo, o Facebook pagará 20 milhões de dólares para compensar os demandantes, e prometeu dar aos usuários mais controle sobre como seu conteúdo é compartilhado - mudanças que os advogados dos demandantes avaliam em US$ 145 milhões.
O Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente US$ 234 milhões pelas "Histórias Patrocinadas" entre janeiro de 2011 e agosto de 2012, afirmam dados do processo.
Advogados de defesa dos direitos das crianças argumentaram que nenhum menor pode ter seu conteúdo compartilhado com anunciantes.
Mas na decisão desta segunda-feira, o juiz do distrito de São Francisco Richard Seeborg escreveu que o acordo, "apesar de não incorporar todas as funções que alguns dos opositores prefeririam, possui valor significativo".
Representantes do Facebook e dos demandantes não foram encontrados para comentar o caso.
O SocialBakers lançou nesta semana uma ferramenta que elenca os principais locais onde usuários do Facebook fazem check-in. Os aeroportos estão no topo da lista, mas outros destinos, como a Disneylândia e duas cidades chamadas Home nos estados americanos da Pennsylvania e da West Virginia - 'home' em inglês significa 'casa'. Confira os 20 primeiros da lista
Foto: Reprodução
1. Los Angeles International Airport (LAX - aeroporto) - Check-ins: 2208568 / Curtir: 160.862
Quais os locais onde os brasileiros mais fazem check-in via Facebook? O SocialBakers uma ferramenta, ainda em beta, que indica que o povo daqui não é diferente dos usuários lá de fora: os aeroportos estão no topo da lista. Mas outros locais também fazem parte dela, como o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Confira os 10 lugares mais populares no Brasil
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.