Google define projetos finalistas para prêmio de R$ 1 milhão
Projetos buscam investimento para sensores nos rios da Amazônia, plataforma de crowdfunding para doações, aplicativos para conectar cidadãos, entre outros
O Google Brasil anunciou nesta terça-feira os dez projetos de impacto social finalistas de um concurso que dará aporte de R$ 1 milhão para quatro deles. Um dos prêmios será escolhido pelo público até 7 de maio, por meio de votação online.
De acordo com a empresa, foram enviados 751 propostas para melhorar a vida dos brasileiros. Os outros três vencedores serão escolhidos por um júri composto pela diretora do Google.org Jacquelline Fuller, o apresentador de TV Luciano Huck, a empreendedora social Viviane Senna, o empreendedor Josué Gomes e o músico MV Bill.
A votação está aberta ao público a partir de hoje e será encerrada à meia-noite de 7 de maio no site do Desafio de Impacto Social Google Brasil. Os vencedores serão anunciados no dia seguinte na sede do Google em São Paulo.
Conheça os finalistas:
Associação Juntos com Você: uma plataforma de crowdfunding para estimular uma cultura de doações a projetos sociais no Brasil
Associação O Eco: rede de sensores para monitorar a qualidade da água em tempo real nas margens ocupadas de rios de quatro cidades da Amazônia (Manaus, Belém, Porto Velho and Rio Branco)
Conservation International do Brasil: desenvolvimento de novas tecnologias para rastreamento e certificação de pescado no Brasil, promovendo comunidades de pescadores e conscientização sobre o pescado à venda para consumidores
Geledés Instituto da Mulher Negra: um app mobile para apoiar mulheres vulneráveis a violência doméstica, oferecendo acesso a informação sobre legislação e uma rede de apoiadores treinados.
Instituto Igarapé: implementar o Child Security Index (CSI) para medir violência contra crianças no Brasil e apoiar iniciativas locais para prevenir e enfrentar este problema
Instituto Mamirauá: uma máquina de gelo movida a energia solar, para otimizar a estocagem de pescado em pequenas comunidades na Amazônia.
Instituto Socioambiental: desenvolvimento, adaptação e reprodução de tecnologias sustentáveis para construir mini usinas open source que podem auxiliar na produção de produtos florestais de forma sustentável.
Instituto Zero a Seis: mensagens em SMS para informar mulheres gestantes e mães de crianças na primeira infância sobre orientações de saúde e outros temas relevantes para o pré-natal e desenvolvimento infantil.
Open Knowledge Foundation Brazil: pesquisa de informação pública sobre orçamentos governamentais para mostrar como o dinheiro público é gasto e promover melhores políticas públicas e consciência cidadã.
Meu Rio: criação da Rede Minha Cidade (My City Network), uma suite de apps para conectar cidadãos e governos municipais nas 20 maiores cidades brasileiras.