O Google lançou nesta quinta-feira um nova funcionalidade do Earth que permite que o usuário viaje no tempo e veja as alterações pelas quais a superfície da Terra passou nos últimos anos. As fotos representam mais de 25 anos de imagens tiradas do espaço, reunidas em uma linha do tempo interativa, pela qual o usuário pode navegar.
Ferramenta mostra a construção das ilhas artificias em Dubai...
... e a evolução do desmatamento na Amazônia
Com a funcionalidade, é possível acompanhar fenômenos como o surgimento das ilhas arificiais em Dubai, a diminuição de geleiras no Alasca ou o desmatamento na Amazônia através do tempo.
As imagens foram coletadas como parte de uma missão conjunta da Nasa e do instituto americano U.S. Geological Survey (USGS) chamado Landsat. Os satélites vêm observando a Terra do espaço desde os anos 1970, com todas as imagens enviadas de volta ao planeta e arquivadas.
O Google começou a trabalhar em parceria com o USGS em 2009 para criar este arquivo e disponibilizar as imagens online. O motor do Google Earth vasculhou mais de 2 milhões de imagens em um total de 909 terabytes de dados para encontrar as fotos com melhor qualidade, descartando as que mostram nuvens, por exemplo, para todos os anos desde 1984 e para cada ponto na Terra. Essas imagens foram todas compiladas em fotos planetária de 1,78 terapixels cada, uma para cada ano desde 1984. A linha do tempo está disponível no site do Google Earth.
De burro atropelado a sexo na rua, veja flagras do Google Street View:
Desde que começou a mapear ruas pelo mundo, o Google Street View já flagrou cenas inusitadas. De um burro que supostamente foi atropelado pelo carro que faz o serviço até um casal fazendo sexo em uma estrada australiana, confira a seguir as situações mais estranhas registradas em 2013.
Foto: Divulgação
O Google divulgou em janeiro imagens brutas do mapeamento feito em Botswana para provar que seu carro não havia atropelado um burro, como algumas fotos davam a entender. Na primeira, o animal aparece deitado antes da passagem do veículo
Foto: Divulgação
Imagens do serviço em Botswana mostravam burro andando e depois deitado em sequência de imagens
Foto: Reprodução
Sequência mostrava o burro envolto em poeira, sugerindo que recém havia caído, e depois apenas imóvel, deitado.
Foto: Reprodução
Sequência mostra burro envolto em poeira, sugerindo que recém caiu, e depois apenas imóvel, deitado
Foto: Reprodução
Google, porém, mostrou que, depois da passagem do carro, o burro aparece ao fundo, em pé. "Está vivo e bem", segundo o gerente da companhia
Foto: Divulgação
Em janeiro, Street View flagrou um objeto voador não identificado (óvni). Ou seria apenas um reflexo nas lentes?
Foto: Google Street View / Reprodução
Esse flagra não foi do Google Street View, mas de um produto similar usado na Rússia. A cena correu o mundo como mais uma da série "situações constrangedoras". Um homem foi pego traindo a noiva pelas ruas da cidade em que moram.
Foto: Life News/YouTube / Reprodução
Um mapa colaborativo na internet reúne mais de 5 mil imagens de prostitutas registradas pelas câmeras do Google Street View pelo mundo. Somente no Brasil, o Doxy Spotting tem mais de 600 registros, que podem ser feitos por qualquer usuário que flagrar alguma profissional do sexo em uma navegação pelo serviço de mapas.
Foto: Reprodução
Um casal que dirigia pela rodovia Dukes, que liga as cidades de Adelaide e Melbourne, na Austrália, foi fotografado pelo Google Street View simulando o ato sexual no acostamento, em frente ao carro estacionado.
Foto: Google Street View / Reprodução
Street View flagra homem vomitando na calçada
Foto: Divulgação
Mulher aparece em 43 imagens do Google Street View
Foto: Divulgação
O casal aos beijos é registrado pelo Street View
Foto: Geek
Em Belo Horizonte, mulher cai na rua e tem imagem registrada pelo Google Street View
Foto: Reprodução
Uma outra cena curiosa foi flagrada na Suécia. Um Fiat 500 aparentemente seguiu o carro do Google e estacionou em frente à sede da Volkgswagen para ser fotografo na frente da fabricante concorrente