Google Nose é uma das pegadinhas de 1º de abril do Google em 2013. Quem acessa o buscador nesta segunda-feira encontra, logo abaixo dos botões da caixa de pesquisas, as frases: "Novo! Que cheiro é este? Descubra com Google Nose".
O link leva para a página Beta do Google Nose (Nariz do Google).
O serviço promete mais de 15 Terabytes de fragrâncias, que podem ser percebidas pelos usuários de desktops, laptops e outros gadgets graças ao cruzamento de fótons com ondas intrassonoras, que alinham as moléculas para simular um cheiro.
"No mundo agitado em que vivemos, nem sempre temos tempo de parar para cheirar as rosas. Agora, com o Google Nose Beta, as rosas estão a um clique de distância", diz um dos entrevistados no vídeo que explica o serviço.
Segundo o site do projeto, carros similares aos que fazem a captura de imagens do Google Street View aspiraram e indexaram milhões de quilômetros atmosféricos nas ruas para gerar o banco de armoas, além da coleta de cheiros através de dispositivos com o Android.
Veja outras piadas do Google no Dia da Mentira de 2013
Como já é tradição, no 1° de abril, Dia da Mentira, o Google anunciou uma série de produtos e serviços que na verdade não existem, são apenas pegadinhas com os usuários. As brincadeiras desse ano incluem fecha o YouTube, oferecer inserção de emoticons no Google Plus e divulgar um mapa do tesouro de um pirata. Confira essas e outras piadas do gigante das buscas
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Caça ao tesouro - Google Maps Treasure Mode é uma ferramenta do Mapas que ajuda os aventureiros a encontrar tesouros perdidos. Segundo o post que explica a funcionalidade - outra das piadas de 1° de abril do gigante das buscas -, um mapa de William 'Capitão' Kidd foi encontrado enquanto a equipe do Street View fazia expedições de mapeamento no fundo do oceano. Para acessar o mapa de tesouros, basta abrir o Mapas e selecionar 'Treasure' no canto superior direito, onde é possível mudar a visão para Satélite ou Google Earth
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Caça ao tesouro - Os tesouros do pirata estariam enterrados em vários locais do mundo e mapeados ali. Mas o mapa está codificado com símbolos que precisam ser decifrados, explica o Google, e por isso é preciso da ajuda dos usuários. No vídeo de divulgação, o gigante de buscas explica que as localizações do mapa estão escondidas e se revelam de diferentes formas, como via quebra-cabeças
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Caça ao tesouro - Algumas localizações dos tesouros escondidos do mapa de 1° de abril apareceriam em reações ao fogo
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Caça ao tesouro - Reações à luz solar também fazem 'X' com local do tesouro aparecer no mapa do Capitão Kidd
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Caça ao tesouro - Alinhar o mapa do tesouro do Google Maps Treasure Mode com a localidade real é outra forma de encontrar tesouros perdidos
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Busca por cheiros - Google anunciou pesquisas na internet a partir de cheiros. Segundo brincadeira do Dia da Mentira, carros semelhantes aos do Street View captaram cheiros pelas ruas para criar a base de dados e identificar a busca do aroma
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Fechamento do YouTube - YouTube anunciou que a partir de meia-noite não aceita mais vídeos e que vai escolher, entre os que já estão no site, qual o melhor da web. Piada de 1° de abril afirma que levará uma década até que seja possível ver todos os vídeos e escolher o vencedor
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Fechamento do YouTube - Indicados ao prêmio de melhor vídeo do YouTube, na brincadeira do Dia da Mentira, são anunciados ao vivo, durante 12h, em canal do próprio site de vídeos
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Fechamento do YouTube - Segundo o vídeo da piada, uma equipe de 30 mil pessoas vai assistir todos os vídeos disponíveis no site para fazer a escolha do melhor
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Gmail Blue - Para o Gmail, a novidade é o Gmail Blue, ou Gmail Azul em português. Em um vídeo futurista, engenheiros e designers do serviço de e-mail do Google comentam que a ideia do Gmail Blue era antiga mas 'não havia tecnologia' para viabilizá-la
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Gmail Blue - No vídeo do Dia da Mentira, os técnicos anunciam que o grande diferencial é que o no Gmail Blue tudo é azul. 'O botão de escrever (um novo e-mail) é azul. Quando você escreve, as letras são azuis', dizem os técnicos, em tom sério. 'Tentamos várias cores', diz outra funcionária, mas o azul foi a melhor opção. 'Oceano, céu, baleias azuis. Um azul que é reminiscente da natureza, mas melhor do que o que a natureza criou', descreve outro
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Internet ultrarrápida no poste - O Google Fiber (que realmente existe, e testa megavelocidades de conexão em algumas cidades, como Kansas City, nos Estados Unidos) criou como pegadinha de 1° de abril uma 'internet ultrarrápida no poste', ou em inglês Google Fiber Poles. O projeto seria uma extensão do Fiber e também testado em Kansas City
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Internet ultrarrápida no poste - Segundo o vídeo de divulgação, as estações de conexão funcionariam ativadas por um QR Code único de cada usuário, e teriam sido criadas para permitir o acesso ultrarrápido mesmo quando o usuário está fora de casa. No site da brincadeira, uma das 'regras de etiqueta' sugeridas é que ninguém use a conexão mais do que duas horas seguidas se houver pessoas esperando para usar o poste.
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Emoticons para fotos no Plus - O Google Plus não escapou das brincadeiras de 1° de abril. Segundo Erik Murphy-Chutorian, as fotos da rede social do Google agora podem ganhar um toque de expressão a mais com emoticons. Na visualização lightbox, um ícone em formato de smiley seria o responsável por inserir os emoticons na imagem. O ícone realmente está lá, mas ao clicar nada acontece
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Reforma da casa via Street View - Na Austrália, o Street View oferece, como piada de 1° de abril, uma ferramenta para reformar a casa usando o Google. O SCHMICK, sigla em inglês para 'reforma completa da casa de modo simples com kit de conversão via internet' oferece opções como deixar a grama mais verde, colocar uma bandeira australiana no topo da casa ou inserir flamingos e cangurus no jardim
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Visitas do espaço - O Google Analytics resolveu 'trollar' seus usuários indicando a visita de 41 pessoas a partir da estação espacial International Space Station - Control Room. O blogueiro Carl Sednaoui notou a brincadeira analisando o tráfego em seu site, e reparou que qualquer um que tenha uma conta no Analytics verá a mesma imagem no link Overview, no mapa que indica os principais locais de onde os usuários estão acessando uma página
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Quando o usuário clica no botão "Experimentar o Google Nose BETA" na página de divulgação da pegadinha, uma página de busca se abre com algo particularmente "cheiroso", como uma caixa de areia de gato abandonada. Basta clicar no botão "Cheirar" que um ruído - o da onda intrassonora - é acionado para "ativar" o recurso.
1º de abril: relembre brincadeiras do Google no Dia da Mentira
2004 - O Google anunciou que estava contratando pessoas para trabalharem em um centro de pesquisa na Lua, o Copernicus Center. De acordo com a empresa, com uma base na Lua os engenheiros poderiam experimentar um conjunto diferente de parâmetros. "Com a criação do Copernicus Center, a missão do Google cresceu de 'organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil para 'organizar toda a informação útil no universo'", disse a companhia
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2000 - O Google anunciou o "Mental Plex", uma tecnologia de pesquisa que lia os pensamentos do usuário e eliminava a necessidade de escrever uma palavra-chave na caixa de pesquisa. Bastava o internauta mentalizar o que procurava e fixar o olhar em um círculo. A página trazia até mesmo ilustrações mostrando a forma correta de usar o serviço. O resultado da busca, é claro, trazia uma página com resultados para "1º de abril"
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2002 - A empresa revelou o que estava por trás do seu mecanismo de buscas. O comunicado divulgado pelo Google dizia que a velocidade e a precisão eram graças à tecnologia PigeonRank, que usa pombos para calcular o valor relativo das páginas. Os animais fariam isso mais rápido que humanos graças à sua "capacidade única de reconhecer objetos". "Os pombos são surpreendentemente hábeis em fazer julgamentos imediatos, quando confrontados com escolhas difíceis", dizia a empresa
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2005 - O Google anunciou uma nova bebida que usa a otimização do motor de busca do Google para aumentar a inteligência de quem a consome. Isso só foi possível, segundo a empresa, graças a uma análise em tempo real do DNA do usuário, para que a bebida fizesse um ajuste nos neurotransmissores. O Google Gulp viriam em quatro sabores, cada um com um benefício diferente
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2006 - A empresa anunciou o Google Romance, que prometia encontrar uma "alma gêmea" para o usuário usando a tecnologia "Soulmate Search". Em um comunicado, o vice-presidente do Google dizia que a missão da empresa era organizar a informação do mundo. "Em que área da vida a informação mundial está mais desorganizada que no romance?", perguntava o executivo. A brincadeira terminava quando o usuário tentava cadastrar um perfil no serviço, que indicava que tudo não passava de umabrincadeira
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2007 - O Google mudou a página inicial do Gmail para anunciar o "Gmail Paper", que iria imprimir qualquer email que o usuário quisesse e entregá-lo via correio. O serviço seria gratuito, pois viria com "propagandas discretas e relevantes" impressas em vermelho, negrito e fonte 36 na parte de trás da folha (mas "sem pop-ups e animações em flash, já que isso é impossível no papel"). Para os ambientalistas, o Google avisava: o papel era feito de escarro pós-consumo de soja orgânca
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2007 - No mesmo ano, o Google anunciou o TiSP (Toilet Internet Service Provider), um serviço de banda larga que usaria a rede de esgoto para fornecer internet de alta velocidade pelo vaso sanitário. O TiSP forneceria ainda uma "análise dos seus hábitos alimentares e predisposições genéticas, juntamente com recomendações para uma vida mais saudável", graças às "informações" que fossem dadas ao sanitário. O comunicado para imprensa citava inclusive o cofundador do Google Lary Page
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2008 - O Google anunciou na Austrália o Google gDay, que faria buscas em páginas na web 24 horas antes delas serem criadas. De acordo com o comunicado de imprensa, a tecnologia do gDay criaria "um modelo sofisticado de como será a internet 24 horas depois". Além disso, usando análise de regressão da linguagem, o Google pode prever textos de blogs e das colunas de jornal de amanhã". É uma pena que somente sites australianos estavam incluidos na versão Beta. E que era mentira
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2008 - O Gmail Custom Time prometia enviar emails para o passado. Para usá-lo, o usuário escolhia o momento do passado que gostaria de ter enviado a mensagem, que apareceria com essa data na caixa de entrada do destinatário. Porém cada usuário poderia mandar 10 emails por ano, já que permitir mais do que dez emails pré-datados por ano iria levar as pessoas a perderem a fé na exatidão do tempo, o que torna o recurso inútil", dizia o Google
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2008 - O projeto Virgle prometia a criação de um "assentamento humano" no planeta vermelho. "Alguns povos estão chamando Virgle de 'Arca de Noé' interplanetária", disse o presidente da Virgin, empresa parceira no projeto, em um comunicado de imprensa (falso, é claro) à época. O projeto previa a primeira viagem guiada a Marte em 2016, a fundação de Virgle City em 2050 e a formação de uma sociedade em 2108. Um questionário selecionava os candidatos para a missão
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2008 - Um novo recurso do Calendar, o Google Wake Up Kit, foi anunciado para quem não consegue acordar cedo. As notificações do Calendar para acordar pela manhã envolviam primeiramente uma mensagem SMS. Se o SMS falhasse, o Google usaria meios cada vez mais irritantes, como um balde de tamanho industrial conectado ao encanamento da sua casa ou um dispositivo que faz a cama sacudir
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2009 - O Google percebeu que há uma óbvia desconexão entre a vida real (em três dimensões) e a navegação na web (em apenas duas). Por isso, "lançou" uma versão do Chrome em 3D. A mentira tinha de tudo: link para download do browser com a tecnologia e um tutorial de como montar o óculos 3D (aquele com lentes azul e vermelha). A empresa afirmou à época ter desenvolvido uma tecnologia que adapta qualquer site a um formato 3D, mas no dia seguinte desmentiu a história em seu blog ficial
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2009 - O Google, preocupado com a comunicação cada vez mais rápida e que impede que as pessoas leiam e respondam todos os seus emails, lançou o Gmail Autopilot, que responderia emails em um sistema de piloto automático. Mas o que aconteceria se remetente e destinatário estivessem com o recurso ativado? De acordo com o site, "duas contas do Gmail podem conversar alegremente uma com a outra por até três mensagens cada uma"
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2010 - Depois que a cidade americana de Topeka mudou seu nome para Google em busca da banda larga rápida da empresa, em 1º de abril o Google anunciou que mudaria seu nome para Topeka, em uma homenagem à cidade que estava na disputa pela fibra óptica. A informação foi assinada por Eric Schmidt, CEO do Google (ou Topeka Inc?). Infelizmente, Topeka (a cidade, não o Google) não levou essa. Quase um ano depois, o Google anunciou Kansas City para testar a rede de banda larga
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2010 - Gostaria de entender o que seu cão ou o seu gato estão pensando? Um novo aplicativo para Android lançado pela empresa, o Google Translate For Animals, queria encorajar "uma maior interação e entendimento entre animais e humanos". O aplicativo traduzia o que os animais "falavam" para o inglês, somente (mas o Google estava trabalhando nisso). Um aviso no site comunicava que o "Google não se responsabiliza se você ficar ofendido ou decepcionado com o que o seu animal disser"
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2011 - No aniversário de seis anos do seu e-mail gratuito, o Gmail, o Google anunciou um novo e importante recurso para o serviço: controle via movimentos corporais, o Gmail Motion. A ferramenta permitira que o usuário, munido de uma webcam, respondesse a e-mails, entre outras ações, somente com o reconhecimento de seus movimentos corporais. O "novo recurso" foi anunciado com um vídeo bem humorado
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2011 - Já na parte de buscas, o Google anunciou que todas as pesquisas com o termo "Helvetica" iriam aparecer com a fonte Comic Sans, para o desespero de muitos designers. A busca por Comic Sans também aparece em Comic Sans. De fato, a fonte é uma das preferidas dos webmasters do Google, que lançaram a extensão "Comic Sans For Everyone", que permite ao usuário ver todos os sites no navegador Chrome com a temida fonte infantil
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2011 - Outro anúncio do Google no 1º de abril de 2011 é a vaga de "autocompletador" de buscas, com cargo em Mountain View. "Todos os dias, as pessoas digitam mais de 1 bilhão de buscas no Google e esperam que o Google preveja o que elas procuram. Para isso funcionar, precisamos da sua ajuda", dizia o Google no anúncio da oportunidade - mentirosa - de trabalho
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2011 - Além disso, o Google criou uma pegadinha especialmente para o Brasil: a empresa anunciou que lançaria um novo acessório compatível com o Orkut, chamado Earkut. O "gadget" era uma espécie de brinco futurista que ficaria preso ao ouvido do internauta. Quando alguém acessar seu perfil no Orkut, o Earkut recebe um sinal, esquentando o ouvido do usuário
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2011 - Outra pegadinha foi a comemoração dos "100 anos de existência" do YouTube, com os 5 principais "vídeos virais" de 1911. Lembra do Keyboard Cat?, Pois então, o avô dele tocava trombone, você sabia?
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2012 - O Google afirmou que começaria a vender coleções de DVD com os vídeos postados no YouTube para que as pessoas tivessem acesso ao "YouTube offline". Pela brincadeira, o usuário precisaria contratar o serviço, recebendo em casa toneladas de caixas com coleções de todos os vídeos do YouTube desde a sua criação. Além disso, as opções de curtir ou não curtir um vídeo com o polegar para cima ou para baixo serão substituidos por cartas
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2012 - A companhia propôs ainda que o usuário mandasse e-mail usando o código Morse. Na piada, um parente distante de Morse, o criador do código, é quem fazia a proposta para que o Gmail adotasse a técnica. Assim, na tela do smartphone apareceriam somente pontos e traços. O número de combinações equivaleria a uma letra determinada
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2012 - O Google criou também a barra de cereal Google Fiber, que traria fibras para os atletas que utilizam as ferramentas da companhia como o Earth e o Maps para percorrer trilhas. Esse nome, na verdade, se refere ao serviço de internet de alta velocidade por fibra óptica que a companhia testa nos Estados Unidos