Google usa só 13% da tela para mostrar resultados de busca
O Google se tornou a maior ferramenta de buscas da web porque ofereceu aos usuários a maior quantidade já vista de resultados orgânicos - ou seja, links organizados por relevância, o que não inclui propagandas e links patrocinados. Mas essa premissa parece não ser mais verdadeira, de acordo com Aaron Harris, cofundador da Tutorspree, que calculou que apenas 13% da página de resultados são, realmente, resultados orgânicos. As informações são do Mashable.
Harris buscou o termo 'auto mecânica' (em inglês) em um Macbook Air de 13 polegadas a partir de um escritório em Nova York. Depois, ele calculou em pixels quadrados o espaço da página e quanto dela era composto por qual tipo de conteúdo.
A barra superior equivale a 14%, enquanto os anúncios do Google Adwords somam outros 29% (na lateral e na parte superior). O Google Maps, também um produto de Mountain View, ocupa 7% da tela, e oferece auto mecânicas na região de Nova York. Os resultados de busca eram apenas 13% no meio de tudo isso.
Para Harris, que descreveu o experimento em um post de blog, o gigante das pesquisas está criando "uma ferramenta de busca exclusiva para o jardim de produtos Google (sic)". Na prática, significa que os sites que tentam otimizar o seu conteúdo para aparecer bem nos resultados de buscas têm cada vez menos chances de chegarem ao topo da lista. Os resultados de Harris levaram em consideração apenas a primeira tela que aparece, sem descer a barra de rolagem - uma área chamada de "antes da dobra", termo emprestado do design de jornais.
Reproduzindo o experimento com o termo 'restaurante italiano' (em inglês), Harris somou apenas 7% de resultados orgânicos. E no celular, os números são ainda piores: 0%. Foi preciso rolar a tela quatro vezes até chegar aos resultados de busca orgânica no smartphone.