Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hackers invadem o Federal Reserve, banco central dos EUA

Fed confirma ataque dias depois do grupo Anonymous divulgar dados de executivos do setor bancário

6 fev 2013 - 10h33
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Federal Reserve, autoridade monetária, foi invadida por brechas no sistema
Federal Reserve, autoridade monetária, foi invadida por brechas no sistema
Foto: Dan Smith/Wikicommons / Reprodução

O Federal Reserve (Fed) informou na terça-feira que um de seus sites internos foi invadido por hackers. Segundo a instituição, nenhuma função crítica do banco central norte-americano foi afetada. Apesar do caráter "inofensivo" da ação, o anúncio, levanta questões sobre a segurança online no Fed. A confirmação vem logo depois da alegação de que hackers ligados ao grupo ativista Anonymous invadiram o Fed, no domingo, acessando informações pessoais de mais de 4 mil executivos de bancos dos EUA.

"O sistema do Federal Reserve está ciente de que informação foi obtida através da exploração de uma vulnerabilidade temporária", disse uma porta-voz do Fed.

"A exposição foi consertada rapidamente após a descoberta e não é mais um problema. Esse incidente não afetou as operações críticas do sistema do Federal Reserve", completou, acrescentando que todas as pessoas afetadas foram contatadas.

<p>Suicídio de Aaron Swartz motiva ações</p>
Suicídio de Aaron Swartz motiva ações
Foto: Reuters

Sob a bandeira de operação "Último Recurso" em páginas ".gov", de órgãos governamentais, os hackers publicaram dados privados em lote de executivos dos setor bancário dos Estados Unidos. A ação faz parte de uma campanha pela reforma da lei de crimes digitais americana. O movito: o suicídio de Aaron Swartz, criador do RSS e do Reddit.

Os ativistas do Anonymous divulgaram uma tabela no site do Centro de Informações da Justiça Criminal do Alabama, e tuitaram que os dados seriam relacionados ao FED, banco federal americano. A página dos dados é intitulada 'oops-we-did-it-again' - título de uma música da cantora pop Brtiney Spears e que significa 'ops, fizemos isso de novo', em tradução literal.

Além de nome e cargo em inúmeros bancos no país, o documento contem um campo de senhas, com o símbolo '#' mas não em texto. Há também números de telefones dos executivos, e um usuário do Reddit comentou que ligou para alguns e checou a veracidade deles.

Na última segunda-feira, encerrou-se o prazo para o promotor geral Eric Holder responder a questões sobre o processo de Swartz, emitidas pela Casa dos Representantes (parlamento). A data do ataque do Anonymous poderia estar ligada a este fato, supõe o ZDnet.

A lei de crimes digitais americanas é de 1984 e uma proposta de reforma foi apresentada pelo congressista democrata Zoe Lofgren com o nome de "Lei Aaron", em referência ao criador do Reddit. Foi no site que o primeiro rascunho foi disponibilizado para revisão, e a nova versão foi novamente publicada, já incorporando sugestões, na página de notícias sociais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade