As pessoas estão gastando mais tempo no site principal do Yahoo. Engenheiros e empresários estão começando a trabalhar para a empresa. Os investidores estão retornando. Os sinais de esperança marcam uma mudança dramática dos sentimentos de desesperança que havia no Yahoo! envolto sob a direção de seis CEOs nos seis anos que antecederam a nomeação de Mayer. Mayer está focada em redesenhar os serviços de internet do Yahoo! e melhorar seus aplicativos para smartphones e tablets, em um esforço para persuadir as pessoas a verificar com mais freqüência e permanecer por longos períodos de tempo no site.
A reformulação da página inicial do Yahoo, em particular, parece estar conquistando os internautas. Em maio, a quantidade total de tempo gasto em Yahoo.com nos EUA aumentou 36% por cento em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a empresa de pesquisa comScore.
Marissa acredita que completou a primeira fase, melhorando o moral dos funcionários e acabando com a crise de três anos da receita anual do Yahoo!. Foi uma conquista modesta, uma vez que a receita do Yahoo cresceu apenas 2% por cento no ano passado. O crescimento ficou abaixo do aumento de 15% no mercado global de publicidade digital EUA no ano passado, de acordo com o Interactive Advertising Bureau. A receita do Facebook cresceu 37% no mesmo período, enquanto o do Google cresceu 21%, excluindo a receita de aquisição da Motorola Mobility no ano passado.
Apesar de tudo isso, Mayer não pode tomar muito crédito pelo ressurgimento do Yahoo!. A maior parte do aumento de 75% das ações foi impulsionado pelo valor crescente da participação da empresa no Alibaba Group, que é dono de uma rede de movimentada e-commerce e serviços de pagamento digital na China.
Na segunda-feira, o Yahoo! surpreendeu e contratou Marissa Mayer, uma das primeiras funcionárias do Google, como sua nova CEO. Apesar de serem minoria em um mercado ainda dominado pelos homens, o setor de tecnologia tem mulheres poderosas, criativas e influentes à frente de projetos importantes. Confira algumas delas na galeria
Foto: Reprodução
Marissa Mayer é a funcionária nº 20 do Google e foi a primeira engenheira do sexo feminino contratada pela companhia. Responsável por serviços locais, de mapeamento e de localização para a gigante da internet e por serviços de sucesso como o Maps e o Street View, a executiva assume o desafio de ser a terceira CEO do Yahoo! em um ano
Foto: EFE
Leslie Bradshaw é presidente, fundadora e COO (ou vice-presidente de operações) da JESS3, a agência digital que ajudou o primeiro astronauta a dar check-in no Foursquare no espaço. Bradshaw tem o perfil "aventureira" nos negócios e na vida pessoal. No Facebook, ela posta dezenas de imagens e interage com os clientes
Foto: Facebook.com/lesliebradshaw / Reprodução
Sheryl Sandberg é COO - ou vice-presidente de operações - do Facebook, uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, desde 2008. Ela cuida das finanças de todas as áreas da companhia
Foto: AFP
Até o ano passado, o Yahoo! tinha outra mulher em seu comando: Carol Bartz. Ela foi CEO do Yahoo! de 2009 a 2011, tendo sido demitida do cargo em setembro, pouco antes de pedir demissão também do Conselho de Diretores da empresa
Foto: AFP
Carolyn Leighton fundou uma consultoria em tecnologia em 1985 chamada Criterion Research. Em 1989, depois de perceber a ausência feminina no meio, ela criou o Women in Technology Internacional, uma espécie de "rede" social voltada a informar as mulheres sobre eventos em tecnologia
Foto: HP / Reprodução
Laura Chambers é ex-chefe de equipe do eBay e atual diretora sênior para mobile do PayPal
Foto: Advance.com / Reprodução
Além de ser uma das mulheres mais ricas de Taiwan, Cher Wang é uma das líderes no mercado mundial de smartphones. Ela é presidente da HTC
Foto: AFP
Julia Kaganskiy é editora global do projeto The Creators Project, feito em parceria com a Intel para celebrar criatividade, tecnologia e cultura. Ela também usa o Facebook para postar fotos do evento e interagir com os usuários
Foto: Facebook.com/julia.kaganskiy / Reprodução
Lynda Weinman é cofundadora e parte do conselho da Lynda.com, uma empresa pioneira em webdesign. Lynda escreveu o primeiro livro sobre o assunto em 1995. Além disso, ela já trabalhou para a Adobe, Macromedia e Microsoft
Foto: Divulgação
Mary Meeker era conhecida, até antes da bolha da internet "estourar" em 2000, como a Rainha da Internet. De lá para cá, Meeker já foi analista de tecnologia para o Morgan Stanley e é atualmente parceira da Kleiner Perkins Caufield & Byers
Foto: Divulgação
Alicia Abella é diretora executiva de inovação da AT&T
Foto: At&T / Reprodução
Susan Wu é cofundadora da gigante de jogos online Ohai e parceira da Obvious Corporation
Foto: Divulgação
Randi Zuckerberg foi diretora de marketing durante seis anos no Facebook, a empresa fundada pelo irmão Mark. Ela saiu da companhia para fundar a RtoZ, que pretende tornar as pessoas "mais sociais"
Foto: Facebook / Reprodução
Jill Tarter é diretora do centro de tecnologia SETI, que fica em Mountain View, na Califórnia. Tarter busca sinais de vida extraterrestre inteligente. Além disso, a vida dela inspirou o filme e o livro Contato
Foto: Divulgação
Ex-presidente-executiva do eBay, Meg Whitman assumiu o cargo de CEO da Hewlett-Packard em setembro de 2011, no lugar de Léo Apotheker. A HP é uma das empresas mais importantes do Vale do Silício
Foto: Getty Images
Compartilhar
Publicidade
Mayer não estava envolvido no investimento inicial em Alibaba. Em 2005, o Yahoo! investiu US$ 1 bilhão na companhia chinesa. Pouco depois Mayer assumiu a empresa e o Yahoo! teve US$ 7,6 bilhões de lucro com a venda de cerca de metade de sua participação Alibaba de volta para a empresa chinesa. O Yahoo! ainda detém 24% de participação na empresa chinesa.
Os investidores ficaram satisfeitos com o que Mayer fez com o dinheiro. Ela usou a maior parte dos recursos para recomprar ações do Yahoo, uma tática que tem canalizado o dinheiro de volta para eles e impulsionou os ganhos da companhia por ação, reduzindo a quantidade de ações em circulação.