Mosaic: há 20 anos, era lançado o 1º navegador gráfico da web
No início dos anos 90, a internet era basicamente texto: mesmo os vídeos, os áudios e as imagens postadas na web estavam escondidos atrás de textos. Para ver uma foto, o usuário precisava clicar em um link para que essa imagem abrisse em uma nova janela. Isso mudou há 20 anos, quando, em 22 de abril de 1993, a web como conhecemos hoje começava a florescer e era lançada a primeira versão do Mosaic, o primeiro navegador gráfico popular da internet.
Nascido de um projeto de uma equipe de estudantes do Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação (NCSA, na sigla em inglês) da Universidade de Illinois, o Mosaic foi o primeiro navegador de internet capaz de exibir texto e imagens na mesma página. Isso tornou a internet mais bonita e mais fácil de usar, deixando o layout chato de um arquivo do bloco de notas para virar um atraente design de uma página de revista - bem parecido com o que vemos hoje.
Em outubro de 1994, mais de um ano depois do lançamento da primeira versão do Mosaic, um artigo na revista Wired apontava o surgimento do navegador como o responsável por tornar o mundo online em um "vasto universo". "Você pode entrar a qualquer momento e começar a vagar, sem endereços de internet ou comandos de teclado. Os métodos complexos de extração de informações a partir da rede estão escondidos da vista. Quase todas as pessoas que usam sentem o impulso para adicionar algum conteúdo próprio. Desde que o Mosaic apareceu pela primeira vez, de acordo com o NCSA, o tráfego de rede dedicado à navegação de hipermídia aumentou dez mil vezes", dizia o artigo.
O chefe de desenvolvimento do Mosaic foi Marc Andreessen, que deixou o NCSA ainda em 1993 para criar a Mosaic Communications. No ano seguinte, renomeou a empresa para Netscape Communications e lançou o navegador de mesmo nome. O Netscape chegou a ser o líder absoluto na internet, mas acabou perdendo terreno para o poderio da Microsoft e seu Internet Explorer ainda na década de 90.
Com a queda acentuada no número de usuários, a NCSA parou de trabalhar no desenvolvimento Mosaic, mas diversos grupos independentes continuaram trabalhando no código. Até hoje, uma placa comemorativa na Universidade de Illinois destaca que o Mosaic "deu aos usuários de internet acesso fácil a fontes multimídia de informação". "Navegadores web transformaram a troca de informação", diz a placa.