Para criar substituto do Google Reader, Digg consulta 8 mil usuários
O Digg divulgou na quinta-feira os resultados de uma pesquisa junto a 8 mil usuários do Google Reader sobre os hábitos com o agregador de feeds, que sairá do ar dia 1° de julho. O Digg pretende criar uma alternativa aos usuários que ficarem órfãos do serviço de Mountain View. As informações são do The Next Web.
Pelos comentários nos resultados do estudo, é possível inferir - e em alguns casos ter certeza de - como vai ser o produto que o Digg vai lançar. Uma das funcionalidades presentes, por exemplo, é o atalho de teclado. Já a busca vai ficar para um segundo momento.
As decisões de baseiam nas mais de 8 mil respostas que o Digg diz ter obtido ao enviar 17 mil formulários a usuários que manifestaram interesse em um substituto para o Google Reader. Desse total, 67% afirmaram que usam atalhos de teclado.
O estudo mostrou também que 40% dos usuários têm mais de 100 feeds, e 80% checam o Google Reader muitas vezes por dia. Outros 75% confirmaram agregar feeds tanto de assuntos relativos a trabalho como a lazer.
Os resultados da busca também influenciaram a decisão do Digg de deixar a função de busca para mais tarde. "Enquanto 25% (dos entrevistados) disseram nunca usar a busca, apenas um pouco mais da metade disse que usa às vezes. Buscas são um grande investimento em termos de tempo de desenvolvimento e custos de infraestrutura. Ainda não sabemos se vamos ter a infraestrutura necessária montada e funcionando a tempo do lançamento em beta, mas com certeza temos (a implementação da pesquisa) no horizonte", diz o relatório.
A pesquisa percebeu, ainda, que os usuários do Google Reader querem, essencialmente, um novo Google Reader. À pergunta "se você pudesse remover uma única coisa do Google Reader, o que seria?", a resposta mais frequente foi "nada", seguida de "Google".
A previsão de lançamento do substituto do Digg ao Google Reader é daqui a 79 dias, segundo o cronômetro no site especial.