Petição contra fim do Google Reader tem mais de 65 mil assinaturas
Usuários pedem que Google não quebre a confiança dos usuários e "mostre que se importa"
Um abaixo-assinado online pedindo que o Google não mate o Google Reader já atingiu mais de 65 mil assinaturas nesta quinta-feira. A petição, que inicia com "querido Google", afirma que o serviço, que a companhia anunciou que vai ser encerrado em 1º de julho, faz parte da experiência dos usuários da internet e que a confiança das pessoas nos serviços do Google dependem da sua permanência.
"Nossa confiança em outros produtos do Google - Gmail, YouTube, e sim, até o Plus - exige que nós confiemos que você respeita como e porque usamos seus outros produtos. Isso não é apenas sobre os nossos dados no Reader. Isso é sobre nós usando seu produto porque amamos, porque ele torna a nossa vida melhor e porque nós confiamos que você nunca irá matá-lo", diz o texto do abaixo-assinado.
O Google anunciou na quarta-feira que acabará com seu serviço Reader e com outros sete produtos, em uma onda de "limpeza" que cancelou cerca de 70 funções da página nos últimos dois anos. O Reader foi lançada em 2005 para que os usuários pudessem seguir as atualizações de suas páginas web favoritas através do sistema RSS feeds. "Os produtos tiveram um público fiel, mas ao longo dos anos seu uso caiu", afirmou vice-presidente de infraestrutura técnica do Google, Urs Holzle.
"Então, por favor, não destrua essa confiança. Você é uma empresa enorme, com uma capitalização de mercado que rivaliza com o PIB das nações. Você é capaz de dedicar 20% do seu tempo a produtos que nunca viram a luz do dia. Você experimenta carros autônomos e óculos muito legais em que confiamos (confiança!) que serão usados de uma forma respeitosa às nossas necessidades, interesses, etc", diz o texto.