Plataforma Evernote é derrubada por ataque hacker DDoS
O Evernote confirmou na última terça-feira que sofreu um ataque hacker em seus servidores. De acordo com a BBC, o serviço online de notas e clipagem teve uma queda após sofre um “Distributed Denial of Service Attack” (DDoS, do inglês “ataque de negação de serviço”), com alguns membros sem conseguir sincronizar seus arquivos de um dispositivo para outro.
Com sede nos Estados Unidos, a companhia afirmou no mês passado que possui 101 milhões de usuários registrados em seu sistema, com maior volume de clientes na Ásia (35 milhões), seguido de Europa, Oriente Médio e África (31 milhões), Estados Unidos e Canadá (27 milhões) e América Latina (8 milhões).
Os ataques DDoS acontecem quando milhares de PCs são sequestrados via internet pelos hackers para fazer múltiplos ataques (na técnica conhecida como “zumbi” ou “botnet”) ao enviar milhares de dados para sobrecarregar o servidor. Segundo a porta-voz do Evernote, Ronda Scott, o ataque foi realizado na tarde da terça-feira e ainda não chegou ao fim. Contudo, não há “perda de dados ou contas comprometidas” pela agressão digital. Esta não é a primeira vez que o Evernote sofre com hackers. Em 2013 invasores conseguiram acessar nomes, endereços de e-mail e senhas criptografadas de diversos usuários.
Proteja-se de ameaças e rastreie seu aparelho em caso de perda ou roubo. Assine já: planos com a qualidade McAfee a partir de apenas R$ 14,90/mês