Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Selfies: fenômeno dá dinheiro e vira ferramenta de marketing

Fotos do tipo geram contratos de publicidade e comerciais para celebridade e até pessoas "comuns"

5 ago 2014 - 09h25
Compartilhar
Exibir comentários

Um fenômeno cultural e ferramenta de publicidade. Estamos falando das selfies, os antigos autorretratos que existem há tempos, mas que viralizaram nos últimos anos com as câmeras dos smartphones e com as redes sociais. O tipo popular de fotos faz celebridades, atletas e blogueiros ganharem milhões em contratos com marcas para exibirem produtos em suas fotos no Instagram ou Facebook. E “pessoas comuns” também podem lucrar com isso, por que não? Há casos de não celebridades que conseguiram contratos de publicidade e até de modelos por causa de suas selfies.

<p>Os jogadores brasileiros Thiago Silva e Neymar Jr. em selfie que fez sucesso durante a Copa do Mundo</p>
Os jogadores brasileiros Thiago Silva e Neymar Jr. em selfie que fez sucesso durante a Copa do Mundo
Foto: Reprodução/Facebook

Um caso recente aconteceu na Austrália, quando Charles Levi, de 17 anos, conseguiu um contrato de modelo por conta de suas selfies no Instagram. Na Dinamarca, por exemplo, o adolescente Benjamin Lasnier criou uma conta na rede social em 2012 e logo atraiu muitas curtidas e seguidores com suas selfies, já que se parece com o cantor Justin Bieber. Atualmente, Lasnier tem mais de 1 milhão de seguidores e conseguiu um contrato com a gravadora Sony, segundo o site Mashable. Além disso, diversas marcas pagam o adolescente para aparecer em suas fotos.

É comum ver fotos de famosos com produtos de beleza, roupas e acessórios de marcas e produtos de fitness em suas contas nas redes sociais. “Uma série de marcas usam celebridades para endossar o produto desde sempre, e as redes sociais oferecem uma intimidade e segmentação maior desse conteúdo. Você escolheu seguir aquela pessoa e participar da vida daquela pessoa”, explicou o diretor da área digital da agência de marketing e publicidade Ogilvy & Mather no Brasil, Daniel Tártato.

O especialista também comentou sobre as pessoas “comuns” que começaram a fazer sucesso no Instagram, e que, por isso, têm contratos publicitários com diversas marcas: “são pessoas que começaram a aproveitar a audiência dos canais próprios, como a Bella Falconi e a Gabriela Pugliesi (que promovem conteúdo de fitness em seus perfis). Não é só sobre selfies, mas o conteúdo que elas geram delas mesmas que desperta o interesse do público, e elas passam a deixar de ser pessoas para se tornarem veículos de comunicacão. Essas meninas têm quase 1 milhão de seguidores no Instagram, um alcance que se torna comparável com o de veículos”, afirmou.

Para o diretor de criação da agência de publicidade WMcCann, Fernando Penteado, a moda das selfies pode não durar muito. “É mais um desses fenômenos da internet, não existia antes e agora passou a existir. Acredito muito claramente que a selfie vai ser tradicional e deixar de ser considerada um fenômeno do ponto de vista do marketing”, opinou.

Jovem acaba mal ao fazer selfie durante corrida de touros:

“As marcas têm que aproveitar esse ‘timing’, depois que a poeira baixar, a selfie vai ser uma coisa muito mais funcional do que comercial. Acho que estamos no auge para descendente quando falamos em utilização comercial. O ápice foi no Oscar, com a selfie da apresentadora Ellen Degeneres, que gerou muita conversa e a repercussão foi gigante para a Samsung”, relembrou Penteado.

Na área de marketing esportivo, as selfies também têm sido uma estratégia. Jogadores de futebol, como Neymar Jr., promovem marcas como a Beats Electronics, fabricante de fones de ouvido comprada recentemente pela Apple. “As empresas logo perceberam que esse conteúdo é de interesse e viram uma oportunidade comercial. Jogadores e atletas são formadores de opinião e muitos deles, embaixadores das marcas, patrocinados por elas”, afirmou o diretor da Wolff Sports & Marketing e especialista em marketing esportivo, Fábio Wolff. “É um negócio que traz retorno atualmente e os clientes estão bem satisfeitos em relação a isso, vem funcionando bem”, completou.

Confira tipos de selfie e veja em qual vocês se encaixa Confira tipos de selfie e veja em qual vocês se encaixa

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade