Telebras faz acordo para aumentar banda larga na região Sul
As estatais Telebras e Eletrosul assinaram, nesta quinta-feira, acordo para que a Telebras possa usar a infraestrutura de telecomunicações da Eletrosul, do grupo Eletrobras, para aumentar a oferta de banda larga na região Sul do País.
A medida faz parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do governo federal, que visa acelerar a expansão da banda larga no país.
A parceria vai aumentar para 400 gigabits por segundo (Gbps) a capacidade do sistema de comunicação óptica de alta velocidade (DWDM) da Eletrosul, que atualmente possui 80 Gbps.
A rede própria da Eletrosul – backbone – a ser contemplada pelo acordo vai utilizar o sistema DWDM implantado em fibra óptica nos cabos OPGW (para-raios nas linhas de transmissão), ADSS (cabo óptico auto-sustentado) e dielétricos ao longo de 4,5 mil quilômetros, distribuídos por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, no município de Porto Velho, em Rondônia, e em algumas regiões de São Paulo.
Segundo o presidente da Telebras, Caio Bonilha, as duas empresas farão um rateio das despesas e das receitas. "Estamos integrando comercialmente as duas operações", disse.