Wikipedia negocia acesso gratuito via celular ao brasileiro
Criado em 2001, qualquer usuário cadastrado pode entrar no Wikipedia e contribuir de forma anônima com novos verbetes e atualizações
O Wikipedia quer ampliar o acesso a seu conteúdo em países emergente, como o Brasil. De acordo com o jornal O Estado S. Paulo, a Fundação Wikipedia, responsável pela administração do site está em fase final de negociações com uma operadora de telefonia brasileira para oferecer acesso gratuito ao conteúdo da enciclopédia virtual, por meio de um aplicativo para celular.
“Estamos em fase final de negociações com uma operadora brasileira, mas gostaríamos de trabalhar com todas”, disse ao jornal Carolynne Schloeder, diretora da divisão móvel do Wikipedia. O acesso gratuito à internet chega em um momento crítico do sistema no País, com páginas de jornalistas sendo alteradas por uma pessoa utilizando o endereço IP (protocolo de identificação da rede) do governo federal.
A plataforma do Wikipedia é colaborativa. Criada em 2001 por Jimmy Wales, qualquer usuário cadastrado pode entrar e contribuir de forma anônima com novos verbetes e atualizações. Ao todo, são 1,5 mil editores ativos editando página em português e 38 mil usuários cadastrados, além das 835 mil páginas na língua oficial do Brasil.