Em evento para desenvolvedores nesta segunda-feira, 3, na Califórnia, nos Estados Unidos, a Apple anunciou o iOS 13, nova versão do seu sistema operacional para celulares: a principal novidade é que o modo noturno finalmente chegará aos iPhones. A Apple também revelou que o iPad não usará mais o iOS - o aparelho agora terá seu sistema operacional próprio, o iPadOS.
Para a nova versão do iOS, a dona do iPhone promete um Apple Maps mais detalhado. "Teremos todos os Estados Unidos mapeados até o fim de 2019 e países seletos até o final de 2020", disse a empresa no evento. Os mapas também terão um recurso para visualização das ruas - algo parecido com o Google Street View.
Privacidade foi um tema frequente no evento - e ele aparece também no iOS 13. O usuário poderá escolher compartilhar sua localização com um app somente em um momento pontual, para evitar que o aplicativo monitore constantemente sua localização. Além disso, contas da Apple poderão criar automaticamente endereços de e-mail "fantasmas" para serem usados em serviços de terceiros - a ideia é prevenir que aplicativos armazenem o seu endereço de e-mail verdadeiro.
O aplicativo Messages também terá mudanças. Assim como funciona hoje no WhatsApp, usuários compartilharão entre si seus nomes e fotos - mesmo um usuário desconhecido terá um nome no app.
Pela primeira vez, opções de edição como brilho e contraste poderão ser usadas também em vídeos. Será possível até girar um vídeo.
Os memojis, figuras que imitam o rosto do usuário, também terão novidades no iOS, como novas opções de customização - o usuário poderá mudar a maquiagem dos seus emojis próprios, por exemplo.
Ainda não há data prevista para o lançamento do iOS 13.
1976 - A Apple Computer foi fundada pelos amigos Steve Jobs e Steve Wozniak em 1º de abril de 1976, no ‘Dia da Mentira’. O primeiro computador criado por eles, o Apple I, era baseado em uma placa de circuito. Ele foi apresentado em uma reunião de um clube de entusiastas dos computadores.
Foto: Wikimedia Commons / Estadão
1977 - O Apple II, primeiro computador pessoal com interface gráfica e gabinete plástico, é revelado pela fabricante em Palo Alto, na Califórnia.
Foto: Wikimedia Commons / Estadão
1983 - Lançado em janeiro de 1983 por quase US$ 10 mil (o equivalente a US$ 23 mil hoje), o computador Lisa foi o primeiro com uma interface gráfica e um mouse. Ele tinha 1 MB de memória RAM, dois drives de disquete e um disco rígido com capacidade de armazenamento de 5 MB. O nome do computador foi uma homenagem de Jobs a sua filha, Lisa Nicole Brennan.
Foto: Wikimedia Commons / Estadão
1993 - A Apple lança o Newton Message Pad, seu primeiro dispositivo portátil com tela sensível ao toque. O aparelho já contava com algumas ferramentas disponíveis nos atuais smartphones, como endereço de contatos, calendário e e-mail.
Foto: Wikimedia Commons / Estadão
1998 - O primeiro iMac chegou ao mercado em agosto de 1998. O computador revolucionou o design colorido dos computadores, que eram empacotados em gabinetes na cor preta. Ele também foi inovador por agrupar, em uma mesma estrutura, componentes como a CPU, monitor e drive de CD. O conceito do produto foi criado pelo atual vice-presidente da Apple, Jonathan Ive.
Foto: Wikimedia Commons / Estadão
2003 - A empresa inaugura a iTunes Store, loja virtual que possibilitou aos usuários comprar e fazer download de músicas, livros de áudio, filmes e programas de TV online. O modelo representou uma mudança radical no mercado musical, que já sofria com a distribuição de cópias piratas em formato MP3.