iPhone 11 é o celular usado mais vendido em 2023, diz pesquisa
Redmi Note 11 ocupa o oitavo lugar, sendo o smartphone Android melhor posicionado, atrás dos modelos da Apple
Um estudo realizado pela OLX avaliou quais foram os celulares e notebooks de segunda mão mais vendidos em 2023. As marcas Dell e iPhone lideram a lista de produtos mais comercializados este ano, sendo possível uma economia de cerca de 70% na compra de um eletrônico usado em comparação com um novo.
O celular usado mais vendido de 2023 foi o iPhone 11, lançado há quase cinco anos pela Apple.
O levantamento da OLX, plataforma de compra e venda online de itens usados e seminovos, foi realizado em dezembro.
Os iPhones também ocupam as sete primeiras posições no ranking de mais procurados. O Redmi Note 11 ocupa o oitavo lugar, sendo o smartphone Android melhor posicionado.
“O estudo mostra o potencial dos produtos de segunda mão especialmente em termos de custo-benefício. É possível, por exemplo, adquirir um iPhone usado com quase 40% de economia”, afirma a Diretora Geral da OLX, Regina Botter.
Segundo a OLX, o preço médio dos modelos que integram a lista que possuem maior economia na compra varia entre R$ 585 (Redmi Note 9) e R$ 3.853 (iPhone 13).
O estudo também concluiu que, dentro da categoria de eletrônicos e celulares, as subcategorias com mais vendas no ano foram "celulares e telefonia".
Computadores e acessórios ocupam a segunda posição, seguido de "áudio, TV e fotografia", e videogames, na quarta posição.
Veja a ista dos celulares usados mais vendidos em 2023:
Notebooks:
O estudo também avaliou os notebooks mais vendidos com recorte por marca da fabricante. Ao avaliar a marca, a Dell lidera dentre os mais vendidos, seguido por Samsung e os modelos MacBook, da Apple.
O MacBook lidera dentre os mais procurados na plataforma; Dell e Samsung vem em seguida. No ranking de anunciados, as duas primeiras posições se invertem, com os modelos da Apple no topo.