Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

IRPF 2024 | Quando cai a restituição?

A restituição do imposto de renda 2023 já começou a ser paga, mas nem todo contribuinte vai receber o dinheiro a primeira remessa; saiba se você foi contemplado

11 mar 2024 - 18h55
(atualizado em 12/3/2024 às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 começa a ser pago no dia 31 de maio, que vai cair em um sábado. A estimativa inicial é de que mais de 40 milhões de brasileiros sejam contemplados logo na primeira remessa, segundo a Receita Federal.

Foto: Adam King/Unsplash / Canaltech

Geralmente quem envia a declaração no começo tem mais chance de receber logo nos primeiros lotes. Já a pessoa que opta por adiar para o fim do prazo pode ser contemplada apenas no final de setembro.

Os pagamentos devem ser feitos durante o horário bancário, ou seja, entre 10 e 16 horas. Mas isso não significa que o dinheiro caia na conta apenas nessa janela de tempo, porque depende do sistema de cada banco e da modalidade escolhida.

Quem tem prioridade no primeiro lote?

O primeiro lote da restituição é voltado para grupos prioritários, conforme estabelecido na Lei nº 9.250/1995. Mas com a chegada de dois recursos inéditos, como a restituição via Pix e a declaração pré-preenchida, mais pessoas podem ser incluídas nessa faixa.

Estes são as pessoas aptas para receber a restituição do Imposto de Renda 2024 no primeiro lote, em ordem de prioridade:

  • Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos;
  • Pessoas com deficiência mental ou física ou portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
 A restituição do IRPF 2024 cai na conta conforme prioridade e lote de pagamento (Scott Graham/Unsplash)
A restituição do IRPF 2024 cai na conta conforme prioridade e lote de pagamento (Scott Graham/Unsplash)
Foto: Canaltech

Calendário de restituição em 2024

A restituição do imposto de renda segue um calendário montado com base em lotes bancários. A Receita Federal recebe as quantias da Secretaria do Tesouro Nacional e faz o repasse para a conta dos contribuintes.

Abaixo estão os cinco lotes previstos para o IRPF 2024 com a data estimada de pagamento:

Lote Data
31 de maio de 2024
30 de junho de 2024
31 de julho de 2024
31 de agosto de 2024
29 de setembro de 2024

Como consultar o status da restituição?

Você pode verificar se a sua restituição está liberada para pagamento ou ainda em análise pelo sistema da Receita Federal.

Para saber a situação da sua restituição, faça o seguinte:

  1. Acesse o site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br);
  2. Digite o número do CPF, a data de nascimento e o ano atual;
  3. Marque a caixa em "Sou humano", resolva o captcha e clique no botão "Consultar".
É possível consultar a restituição do IRPF 2024 no site da Receita Federal (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
É possível consultar a restituição do IRPF 2024 no site da Receita Federal (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Foto: Canaltech

Você também pode ver a situação da sua restituição pelo app Meu Imposto de Renda, que funciona em celulares Android e iOS. Para isso, você precisa entrar com seu CPF e senha do serviço Gov.br.

Por que ainda não recebi a restituição?

Você ainda não recebeu a restituição porque precisa esperar a sua ordem e verificar se os dados bancários estão atualizados e corretos. A restituição do imposto de renda depende do nível de prioridade definido na lei e da data de entrega, como foi descrito acima.

Se não houver nenhum problema, será possível ver uma mensagem informando que você está na "fila de restituição", o que significa que irá receber em um dos lotes seguintes. Contudo, não dá para saber em qual lote seu nome se encontra.

Se tiver alguma pendência, o site vai pedir para você entrar em contato com a Receita Federal. Isso costuma acontecer quando a declaração fica na "malha fina", por erros ou por sorteio.

Portanto, vale a pena conferir algumas dicas para não cair na "malha fina" e como declarar seu IRPF corretamente para garantir o dinheiro da restituição.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade