Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ivan Baron: "Comodismo não rola", diz influencer da inclusão

Aos três anos, Ivan foi acometido por uma grave infecção alimentar que deixou consequências: a paralisia cerebral

12 dez 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Conhecido como "influencer da inclusão", Ivan Baron usa as redes sociais para falar sobre temas como capacitismo
Conhecido como "influencer da inclusão", Ivan Baron usa as redes sociais para falar sobre temas como capacitismo
Foto: Bruno Barreto

O Instagram surgiu como uma rede de relacionamentos e se tornou a principal ferramenta de trabalho de algumas pessoas. Esse é o caso do influencer digital e pedagogo Ivan Baron. Do anonimato, ele se tornou produtor de um conteúdo marcante e necessário para a sociedade.

Desde 2018 estrelando vídeos sobre capacitismo – termo usado para descrever a discriminação, opressão e abuso contra pessoas com deficiência (PCDs) — Baron busca desconstruir preconceitos para ensinar práticas de inclusão social. 

O jovem de 24 anos, nascido no Rio Grande do Norte, foi acometido aos três por uma grave infecção alimentar, a meningite viral, que deixou consequências: paralisia cerebral

A partir de sua experiência pessoal, ele conquistou espaço levantando a bandeira da representatividade. Com cerca de 380 mil seguidores no Instagram e mais de 570 mil no TikTok, já palestrou em diversas escolas e também no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp).

Além disso, tornou-se conselheiro jovem do Pacto Global da ONU. Foi assim que, mesmo que não fosse seu objetivo a princípio, tornou-se conhecido como o “influenciador da inclusão”.

Em entrevista a Byte, Baron contou um pouco sobre sua vida fora das telas e revelou detalhes dos seus desafios pessoais. Confira:

Quem é o Ivan Baron fora das telas?

Ivan: Eu sou um jovem como muitos outros. Gosto de sair e curtir, aproveitar sempre as amizades que conquistei ao longo da vida e claro, sempre prefiro ficar fora das redes sociais, ter esse momento para me tranquilizar e esquecer um pouco do trabalho.

Se você não tivesse explodido na internet, o que estaria fazendo da vida?

Ivan: Eu sou formado em pedagogia e pensando por esse lado, eu gosto de levar o conhecimento de uma forma responsável. Então eu estaria hoje atuando como pedagogo em uma escola da rede pública.

Qual foi a decisão mais difícil que você já tomou e como isso afetou sua vida?

Ivan: Com certeza foi ter investido na minha carreira como um influenciador digital. Pois para isso, eu precisei sair de um emprego que eu tinha, que se tornou minha zona de conforto financeiramente e começar a pisar em um ambiente novo, instável e cansativo. 

Já pensei em desistir algumas vezes, mas comodismo não rola comigo e precisamos cada vez mais lutar e buscar redes de apoio para que essa batalha não se torne cansativa.

Hoje eu tenho muito orgulho do que faço, principalmente por ser reconhecido como “o influenciador da inclusão”, e por conta de um trabalho que gosto de fazer e vejo como uma oportunidade de levantar a conscientização sobre a nossa comunidade para a população em geral.

Com três anos de idade, Ivan foi acometido por uma grave infecção alimentar, a meningite viral, que deixou consequências: paralisia cerebral
Com três anos de idade, Ivan foi acometido por uma grave infecção alimentar, a meningite viral, que deixou consequências: paralisia cerebral
Foto: Bruno Barreto

Qual foi a sua maior conquista pessoal, sem ser algo relacionado com o trabalho?

A minha maior conquista é ter me formado em pedagogia e ter conquistado meu diploma de ensino superior. E isso, consequentemente, me ajudou no que faço hoje, pois acredito que a internet também é um espaço para levar conhecimento e não consigo me ver sem utilizar esse recurso, de modo que consiga provocar transformações educacionais no público.

Uma lição para vida que sempre leva com você e repassa para o próximo?

Nunca desistir dos seus sonhos e acreditar sempre no seu potencial, independente do que os outros digam, pois só assim podemos alcançar lugares que jamais imaginamos, ampliando a nossa voz e podendo levar conhecimento sobre assuntos que muitas vezes são esquecidos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade