James Cameron, diretor de "Titanic", entra em conselho de empresa de IA
A Stability AI anunciou nesta terça-feira que James Cameron, diretor dos filmes "Titanic" e "O Exterminador do Futuro", entrou para o conselho de administração da startup de inteligência artificial.
A ascensão meteórica da tecnologia de inteligência artificial generativa tem chamado a atenção de Hollywood em um momento em que os custos de produções aumentaram.
Depois que a ferramenta de conversão de texto em vídeo da OpenAI, Sora, criou sensação em fevereiro com suas imagens de alta qualidade, executivos e agentes de Hollywood se reuniram com a empresa para discutir os possíveis usos da tecnologia, disseram membros do setor.
A nomeação de Cameron aproxima a Stability AI de seu objetivo de "transformar a mídia visual", fornecendo aos criadores um portfólio completo de ferramentas de IA, disse o presidente-executivo, Prem Akkaraju.
A Stability AI, sediada em Londres e que arrecadou cerca de 80 milhões de dólares em financiamento no início deste ano, produz uma ferramenta de geração de imagens baseada em inteligência artificial que rivaliza com as criadas pelo Google e pela OpenAI. A companhia também fornece a Stable Video Diffusion, um software de geração de vídeo a partir de texto.
Cameron disse que a combinação da tecnologia de IA generativa e imagens geradas por computador "abrirá novos caminhos para os artistas contarem histórias de maneiras que jamais poderíamos imaginar".
Mas o relacionamento de Hollywood com a IA não tem sido tranquilo.
Um dos principais motivos pelos quais escritores e atores entraram em greve em 2023 foi a busca de proteção para suas imagens e seu ofício contra o uso não regulamentado da IA. Artistas e autores cobraram limites sobre como os estúdios podem usar a tecnologia na produção de filmes e programas de TV.
Cameron se juntará a outros membros recém-nomeados da diretoria da Stability AI, incluindo o ex-presidente do Facebook, Sean Parker.
A Stability AI levantou 101 milhões de dólares em uma rodada de captação de recursos liderada pela Coatue Management e Lightspeed Venture Partners. A rodada avaliou a empresa em 1 bilhão de dólares em 2022, mas desde então a companhia tem enfrentado dificuldades para levantar mais fundos devido à falta de um modelo de negócios.