James Webb acha objeto misterioso em forma de ponto de interrogação; veja
Astrônomos acreditam se tratar de duas galáxias; cor vemelha indica que estão distantes
O telescópio espacial mais poderoso já criado continua a fornecer respostas sobre o universo primitivo, mas desta vez, registrou algo inusitado: James Webb capturou um ponto de interrogação no espaço.
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma imagem mais detalhada de duas estrelas jovens em formação localizadas a 1.470 anos-luz da Terra na constelação de Vela, no entanto, outra coisa chamou atenção.
- As estrelas, denominadas Herbig-Haro 46/47, estão rodeadas por um disco de material que as "alimenta" à medida que crescem durante milhões de anos;
- Abaixo dessas estrelas está um objeto que se assemelha a um ponto de interrogação cósmico gigante.
O universo está nos dizendo algo?
Astrônomos ainda não sabem o que o objeto em forma de ponto de interrogação pode ser, mas sua cor e forma podem dar algumas pistas.
Segundo especialistas do Space Telescope Science Institute (STScI) em Baltimore, que gerencia as operações científicas do JWST, a interrogação na foto pode ser uma galáxia distante, ou galáxias potencialmente interativas (suas interações podem ter causado a forma distorcida do ponto de interrogação).
Em entrevista ao Space, os representantes disseram que a cor vermelha destacada quer dizer que, seja lá o que for o objeto, ele está bem distante.
O mais curioso é que esta pode ser a primeira vez que os astrônomos viram um ponto de interrogação cósmico.