James Webb mostra imagem incrível do planeta Urano com anéis e luas
Fotografias mostram nove das 27 luas do gigante de gelo bem como o anel Zeta
Desde que foi lançado, no dia 25 de dezembro de 2021, o Telescópio Espacial James Webb — o mais poderoso do mundo até agora — registrou diversas imagens do nosso cósmo. Dessa vez, uma captura do planeta Urano mostrando seus anéis e suas luas celebra os dois anos de funcionamento.
As imagens, compartilhadas pela Nasa, destacam os anéis internos e externos do gigante de gelo, incluindo o anel Zeta – extremamente tênue e difuso mais próximo do planeta.
Sendo o sétimo planeta do Sistema Solar, Urano é quatro vezes mais longo que a Terra.
Sua atmosfera é composta principalmente de hidrogênio e hélio, mas também inclui grandes quantidades de água, amônia e metano.
Apesar de ter sido descoberto em 1781 por William Herschel, a primeira imagem de Urano com cores reais foi feito na década de 1980 pela sonda Voyager 2.
Como a Nasa descreve, na fotografia, Urano apareceu como uma bola azul sólida e plácida.
Mas agora, nos comprimentos de onda infravermelhos do James Webb, é possível ver um "mundo de gelo estranho e dinâmico, repleto de características atmosféricas".
Nas novas imagens feitas pelo telescópio, a partir da câmera infravermelha do telescópio, NIRCam (Near-Infrared Camera), é possível ver nove das 27 luas conhecidas do planeta, vendo até algumas pequenas dentro dos anéis.
De acordo com a agência espacial, "estes detalhes, especialmente do anel Zeta próximo, serão inestimáveis para o planeamento de quaisquer missões futuras a Urano", afirmou a Nasa em um comunicado.