Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Janela de tempo de astronautas presos na Starliner está diminuindo; entenda

Problema no sistema de hélio mantém dois astronautas no espaço além do previsto

25 jun 2024 - 13h16
Compartilhar
Exibir comentários
Cápsula Starliner segue acoplada à Estação Espacial Internacional (Imagem: Divulgação/NASA)
Cápsula Starliner segue acoplada à Estação Espacial Internacional (Imagem: Divulgação/NASA)
Foto: Canaltech

Em decorrência de problemas na espaçonave Starliner da Boeing, astronautas da Nasa estão presos no espaço a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

A tripulação é composta de dois astronautas, Butch Wilmore e Suni Williams. A programação era retornar à Terra em 13 de junho, após uma semana na ISS, mas em função de falhas no sistema a nova previsão passou para o dia 2 de julho.

Porém, a estadia foi prorrogada pela terceira vez devido aos problemas em curso. De acordo com a Nasa, os astronautas agora retornarão para casa não antes de 26 de junho.

A cápsula Starliner decolou em seu voo tripulado inaugural da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, em 5 de junho. Durante o voo de ida, de 25 horas, engenheiros descobriram cinco vazamentos de hélio separados no sistema propulsor da espaçonave.

A equipe que trabalha na manutenção informou que o sistema de hélio não está funcionando como projetado e que é preciso descobrir os motivos.

Prazos

O módulo de retorno da espaçonave Starliner está atualmente acoplado ao módulo Harmony da ISS.

Como a Nasa acompanha meteoros e o perigo deles para a Terra? Como a Nasa acompanha meteoros e o perigo deles para a Terra?

No entanto, o combustível limitado do Harmony estima que o Starliner fique ancorado somente por 45 dias, ou seja, a janela para um voo de retorno seguro está diminuindo.

Em nota, a agência espacial afirma que a tripulação não está pressionada por tempo para deixar a estação, já que há muitos suprimentos em órbita. Além disso, a programação da estação está relativamente aberta até meados de agosto.

Um histórico de falhas

No histórico da Starliner outros problemas foram registrados. O primeiro voo de teste não tripulado, em 2019, foi prejudicado por uma falha de software colocando-a na órbita errada.

Depois, a segunda tentativa foi impedida por problemas com uma válvula de combustível. Também problemas com os paraquedas da cápsula passaram por correção.

A missão atual é a terceira tentativa da Boeing de levar a tripulação à ISS. A Starliner será a primeira cápsula fabricada nos EUA a pousar no solo em vez de cair no oceano.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade