Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Japão levará microrrobô para explorar a Lua este ano; veja imagem

Veículo tem 31,5 cm de largura e pouco mais de 26 centímetros de altura

30 jul 2024 - 16h02
Compartilhar
Exibir comentários
Rover pesa cinco quilos e tem pouco mais do que 31,5 centímetros de largura
Rover pesa cinco quilos e tem pouco mais do que 31,5 centímetros de largura
Foto: iSpace

Uma empresa japonesa especializada em exploração espacial, concluiu a construção de um microrrobô que será levado à Lua. O rover, batizado de "Tenacious", está agora pronto para sua jornada até nosso satélite.

O Tenacious é um veículo compacto e leve, projetado pela empresa ispace para realizar diversas tarefas na superfície lunar. Equipado com uma câmera HD, o rover capturará imagens de alta qualidade que auxiliarão os cientistas a entender melhor a geologia e a composição do nosso satélite natural.

Além disso, protótipo realizará experimentos e coletará dados importantes para futuras missões. O veículo mede 26 centímetros de altura, 31,5 cm de largura e 54 cm de comprimento.

Segundo a empresa, o rover pesa 5 kg — semelhante ao rover chinês que acompanhou o retorno da amostra coletada do lado escuro da Lua com a missão Chang'e 6.

Próximos passos

A próxima etapa da missão consiste no transporte do rover para o Japão, onde será integrado ao módulo de pouso HAKUTO-R da ispace. A combinação módulo de pouso-rover será lançada a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, com lançamento previsto para o final deste ano, a partir da Costa Espacial da Flórida.

Esta será a segunda tentativa da ispace de realizar um pouso suave no nosso satélite. A primeira missão, em abril de 2023, infelizmente não obteve sucesso. Contudo, a equipe da ispace afirma que aprendeu com os desafios enfrentados e está confiante de que a missão atual será bem-sucedida.

Agora, no entanto, o desenvolvimento do Tenacious foi possível graças a uma parceria entre a ispace-Europe e a Agência Espacial de Luxemburgo, com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA).

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade