Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Joanete de 8.200 anos? Arqueóloga acha pegada peculiar na Inglaterra

A região da costa inglesa é famosa por revelar as mudanças do ecossistema da região pelas pegadas deixadas na areia

3 out 2022 - 18h41
Pegada de mais de 8 mil anos encontrada na costa da Inglaterra
Foto: BBC

A arqueóloga Alison Burns, da Universidade de Manchester, na Inglaterra, descobriu uma pegada humana de 8.200 anos perfeitamente preservada em Formby Beach, na costa noroeste inglesa.

O achado faz parte de uma série de descobertas recentes na região, publicada na revista Nature Ecology and Evolution. O terreno arenoso é famoso por abrigar pegadas de animais com idade entre mil e 9 mil anos.

A pegada humana encontrada parece pertencer a um adolescente e tem uma característica peculiar: uma protuberância que parece ser uma joanete no dedo mindinho.

Segundo Alison, a deformidade é chamada de “joanete de alfaiate”. Na época, as pessoas viviam descalças. Ao se sentarem, o dedo mindinho do pé ficava em contato direto com o chão.

A vida há 8 mil anos

Além da pegada humana, foram revelados animais que, hoje, estão extintos no Reino Unido, como é o caso de lobos e linces. Foram encontrados também pegadas de cervos e de auroques - uma espécie bovina selvagem extinta no século XVII.

De acordo com os registros, havia uma grande diversidade de animais na região até 5,5 mil anos atrás. A partir dessa data, são encontradas somente pegadas humanas, de cervos e de cães.

A história revelada pela água

As ondas do mar têm um papel fundamental no trabalho arqueológico. As pegadas deixadas há milhares de anos são reveladas pela força do mar sobre as camadas mais novas de areia.

Quando uma camada antiga de areia é revelada na região de Formby Beach, os cientistas precisam trabalhar com rapidez. Com a exposição ao tempo, a descoberta pode durar poucos dias.