Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogo busca imagens bizarras criadas por inteligência artificial; entenda

Bureau of Multiversal Arbitration é um jogo que cria imagens "bizarras" a partir da inteligência artificial

29 nov 2022 - 14h13
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Uma criatura com mil olhos e um milhão de membros, cozida no estilo de pato à l'orange', para o jogo Bureau of Multiversal Arbitration
Uma criatura com mil olhos e um milhão de membros, cozida no estilo de pato à l'orange', para o jogo Bureau of Multiversal Arbitration
Foto: Assistente social shevtsov/Bureau of Multiversal Arbitration/CC0 1.0

Um jogo está caindo nas graças do público por estimular o público a achar imagens intrigantes, assim por dizer, criadas pela inteligência artificial (IA). O Bureau of Multiversal Arbitration é uma experiência que acontece no app de bate-papo Discord e incentiva o jogador a "vasculhar o multiverso" em busca de inspiração, informação e inovação.

Com pouco mais de 620 membros, o jogo criado pela empresa Aconite e dirigido por Nadya Lev e Star St.Germain consiste em impor tarefas para que os usuários encontrem, por exemplo, uma sobremesa totalmente estranha. 

A partir da inteligência artificial, com um gerador de imagem, o Stable Diffusion, os jogadores criam suas fotos para competir com outros. A criação vencedora é a mais votada pelos usuários e fica exposta em uma “geladeira virtual”. 

“Muitas pessoas estão fazendo dessa tecnologia uma vilã”, disse St. Germain ao jornal The Guardian. “E é assustador, faz coisas incríveis: você digita alguma coisa e de repente você tem uma imagem de outro mundo”, completou. 

E de acordo com as criadoras, essa é a gênese do jogo: reformular os aspectos alucinatórios da criação de IA como um recurso, não como um bug. 

De “Geladeira estilo rococó, detalhada, na cozinha'', a “uma criatura com mil olhos e um milhão de membros, cozida no estilo de pato à l'orange”, as imagens criadas no jogo não são nada parecidas com o habitual. 

Apesar disso, a plataforma tem um “filtro” que bloqueia palavras censuráveis ou conteúdos explícitos com sangue, por exemplo. 

'Geladeira estilo rococó, detalhada, na cozinha'
'Geladeira estilo rococó, detalhada, na cozinha'
Foto: Assistente social shevtsov/Bureau of Multiversal Arbitration/CC0 1.0

“Trabalhamos muito na ficção e curadoria do material para evitar que algumas dessas coisas [conteúdo nocivo] aconteçam”, diz St. Germain, “mas também encontramos maneiras de nos apoiar ocasionalmente – com o objetivo de liberar a pressão, mas com algo que talvez seja uma versão mais domada do que algumas pessoas são capazes de fazer”, afirmou. 

Ainda assim, a criadora explica que existem situações que pode ser mais “nojentas”. “Você pode fazer doces de insetos. Porque queríamos escolher algo que alguns jogadores gostariam de ver no horror. Dando aos jogadores a oportunidade de dizer: 'Vou fazer uma coisa nojenta’”, afirmou St. Germain. 

Como jogar 

Para as pessoas que se interessam por coisas estranhas, a plataforma é gratuita. Basta criar uma conta no Discord, entrar no canal do jogo e aceitar o código de conduta, que inclui não criar imagens que incitem violência, ódio ou que fujam da proposta da plataforma. Também não é permitido autopromoção (com convites para outros canais) ou criar spam.

No Twitter, uma usuária escreveu: "Joguei uma versão inicial dele e criei este poodle muppet para proteger nosso santuário. Saiu a nova temporada!".

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade