PUBLICIDADE

Jovens brasileiros usam emojis para estreitar laços e emoções online

Geração Z prefere usar ícones como forma de estreitar laços e expressar emoções na internet, segundo estudo da Discord

6 dez 2022 - 17h06
(atualizado às 17h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Levantamento com 16 mil pessoas com mais de 16 anos mostrou importância dos emojis na comunicação online
Levantamento com 16 mil pessoas com mais de 16 anos mostrou importância dos emojis na comunicação online
Foto: John Scnobrich / Unsplash

Os jovens da chamada Geração Z, aqueles nascidos entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2010, podem estar moldando a forma de comunicação por meio dos emojis, de acordo com um estudo feito pela plataforma de mensagem Discord.

Um levantamento com 16 mil pessoas com mais de 16 anos em todo o mundo mostrou que essas pessoas buscam aprofundar a expressividade pessoal e as conexões. Também querem melhorar a confiança e a honestidade na comunicação digital usando as “carinhas” durante as mensagens. Segundo a plataforma, há uma média de 4,3 bilhões de emojis usados a cada semana globalmente.

Nicole Brendis, diretora de marketing de produtos de consumo do Discord, disse que um dos comportamentos mais populares na plataforma é o uso dos emojis. Segundo ela, a pesquisa focou em entender como eles fazem as pessoas se sentirem e qual é o seu potencial total. 

O estudo mostrou que quase todos os brasileiros (98%) os usam com seus amigos e família. Além disso, 82% dos entrevistados no Brasil indicam que os ícones permitem que eles se sintam corajosos o suficiente para expressar os seus sentimentos verdadeiros.

No país, 81% dos jovens adultos brasileiros (2.007 entrevistados), de 18 a 34 anos — o que inclui os nascidos entre 1981 a 1995 — sempre ou frequentemente usam emojis, tornando-os os mais propensos a usá-los quando comparados aos mais velhos: 71% na faixa 35-44 anos; 69% para 45-54 anos; 60% para 55-64 anos e 60% para 65 anos ou mais.

Comunicação dos jovens no Brasil

O levantamento mostrou que 93% dos jovens sentem que os emojis permitem que eles expressem seu senso de humor e 92% afirmaram que expressam suas emoções. Além disso, quatro em cada cinco brasileiros disseram que saber usar o recurso faz com que suas conversas corram mais suavemente (85%).

Essa comunicação pode ainda dar outro rumo para as conversas. Cerca de 84% dos entrevistados disseram sentir que podem baixar a guarda quando outras pessoas usam ou reagem a mensagens com emojis.

A pesquisa do Discord mostrou que os ícones fortalecem conexões em seus relacionamentos com seus amigos (79%) e familiares (76%).

Os entrevistados no país indicam ainda que os relacionamentos com parceiros amorosos (74%) e com interesses amorosos/ficantes (55%) são fortalecidos pelo uso das "carinhas".

“Entre a Geração Z, vimos um forte desejo de que os emojis não apenas representassem suas emoções, mas também criassem conexões mais profundas de maneiras mais autênticas”, disse Brendis. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade