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Jungkook, do BTS, faz 25 anos: veja 4 vezes em que Army "causou" na internet

Fãs do grupo pop sul-coreano já se mobilizaram, em anos anteriores, em prol de causas políticas e antirracistas

1 set 2022 - 05h00
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Jungkook, do grupo sul-coreano BTS, completa 25 anos nesta quinta-feira
Jungkook, do grupo sul-coreano BTS, completa 25 anos nesta quinta-feira
Foto: Reprodução/Twitter @BTS_twt

Nesta quinta-feira (1º), Jungkook, integrante da banda de k-pop BTS, completa 25 anos. O Army (como é chamado o grupo de fãs da banda) colocou diversas hashtags nos trending topics do Twitter parabenizando o artista, chegando a conquistar o primeiro lugar dos trends brasileiros na tarde desta quarta-feira (31). A comemoração antecipada acompanha o fuso horário da Coreia do Sul.

Assim como outros kpoppers (fãs do gênero k-pop), os membros do Army já mostraram que são capazes de gerar grandes mobilizações até fora na internet. Relembre quatro momentos em que os fãs do BTS causaram impacto nas redes sociais ou fora delas.

Incentivo ao voto jovem no Brasil

Desde o ano passado, por exemplo, o movimento brasileiro Army Help The Planet (AHTP) divulga a campanha "Tira o Título Army", com o objetivo de incentivar a participação nas eleições deste ano, além de difundir informações sobre política e democracia.

Boicote ao comício de Trump

Em junho de 2020, o então candidato à reeleição Donald Trump realizou um comício em Tulsa, no estado de Oklahoma. A equipe esperava um público gigantesco, mas se decepcionou com os inacabáveis assentos vazios.

Perfis do TikTok e kpoppers (inclusive os fãs de BTS) reivindicaram a responsabilidade pelas ausências, dizendo que haviam se cadastrado em massa para participar do evento, que tinha ingressos gratuitos e limitados, sem ter nenhuma intenção de ir — apenas de garantir que o comício ficasse vazio.

“Sequestro” de hashtags racistas

Após o assassinato de George Floyd, em 2020, protestos antirracistas emergiram em todo o mundo, enquanto o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) ganhava força. Em resposta, pessoas contrárias ao movimento criaram hashtags como “white lives matter” (vidas brancas importam) e “blue lives matter” (vidas azuis importam, em referência à cor do uniforme dos policiais).

Kpoppers, então, começaram a usar as hashtags "rivais" do movimento negro para postar memes e imagens de seus ídolos. Assim, quem buscava as hashtags não encontrava posts racistas, mas um feed "floodado" de conteúdo k-pop.

Os fãs usaram a mesma tática quando o Departamento de Polícia de Dallas pediu no Twitter que as pessoas enviassem vídeos de atividades ilegais em protestos antirracistas para seu app, o iWatch Dallas. Kpoppers enviaram fancams (clipes editados) de seus artistas favoritos até que o aplicativo saiu do ar — segundo a polícia de Dallas, por dificuldades técnicas. 

Army ultrapassa doação de US$ 1 milhão do BTS para o Black Lives Matter

Após o grupo BTS anunciar, em junho de 2020, a doação de US$ 1 milhão para o movimento Black Lives Matter, os fãs decidiram copiar o gesto. Em dois dias, eles chegaram a arrecadar US$ 1,2 milhão. 

“Assim como o BTS, conseguimos doar 1 milhão de dólares para ajudar a financiar: fiança para quem for preso por protestar contra brutalidade policial; organizações de advocacia comandadas por negros que lutam contra a injustiça sistêmica; apoio para a saúde física e mental da comunidade negra”, publicou uma das maiores contas de fã do BTS no Twitter.

Fonte: Redação Byte
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