Kalma é o primeiro esforço real da Coreia do Norte para se tornar um local de férias; por enquanto, apenas para russos
A construção de Wonsan-Kalma, o "Benidorm norte-coreano", representa uma tentativa ambiciosa da Coreia do Norte de diversificar sua economia e atrair turistas
A Coreia do Norte tem uma ideia nova: tornar-se um destino de férias. Nos bastidores, ainda que com nuances, há uma inspiração clara: o município de Benidorm, na Espanha, conhecido pelas praias paradisíacas e pela vida noturna. A inauguração do complexo turístico de Wonsan-Kalma está prevista para maio deste ano e não apenas o projeto segue adiante, como já há uma data prevista para a chegada dos primeiros turistas, por enquanto apenas da Rússia.
Inspirado na Espanha
O projeto de Wonsan-Kalma começou em 2014, com a visão de transformar a península de Kalma em um destino de luxo, com hotéis, restaurantes e atrações, incluindo até planos iniciais para um hotel subaquático. A grandiosidade do projeto ficou evidente em 2017, quando uma delegação de 16 funcionários norte-coreanos visitou a Espanha para estudar modelos de desenvolvimento turístico em locais como Marina d'Or e Terra Mítica, em Benidorm.
As experiências adquiridas influenciaram o design do complexo, com foco em infraestrutura hoteleira, lazer e serviços complementares, segundo informou a Reuters na época. O único obstáculo? A região norte-coreana é conhecida por um detalhe pouco compatível com o turismo de sucesso: no passado, a costa de Wonsan foi utilizada para testes de mísseis balísticos. De fato, em 2020, o Estado-Maior da Coreia do Sul alertou que dois projéteis haviam sido lançados diretamente de Wonsan, a cerca de 180 quilômetros de Seul.
Um megaprojeto sob controle estatal
Segundo o especialista ...
Matérias relacionadas
É comum fazer esse truque para o botijão de gás durar mais, mas é um risco imenso