Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

KZ enganou novamente milhares de consumidores, dessa vez com o PR2

KZ, fabricante de fones chinesa, é exposta novamente em escândalo em que foi pega alterando a sonoridade de um fone lançado em colaboração com o HBB.

7 jul 2023 - 01h06
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A KZ enganou mais uma vez milhares de consumidores. A história envolve novamente o lançamento de um modelo criado em colaboração com reviewers/criadores de conteúdo de fones de ouvido e desta vez o prejudicado foi o "HawaiiBadboy" do canal "Bad Guy Good Audio Reviews", popularmente conhecido como "HBB". Lançado em no dia 27 de abril de 2023, o KZ x HBB PR2 vem apresentando inconsistências no som, onde um primeiro lote soava de uma forma e agora apresenta uma resposta de frequência (medição da atividade nos graves, médios e agudos) diferente.

KZ altera o KZ x HBB PR2 sem o consentimento do "HBB", colaborador do projeto

KZ novamente é exposta ao alterar a sonoridade do fone de ouvido KZ x HBB PR2.
KZ novamente é exposta ao alterar a sonoridade do fone de ouvido KZ x HBB PR2.
Foto: Marcelo / Oficina da Net

KZ novamente é exposta ao alterar a sonoridade do fone de ouvido KZ x HBB PR2. Fonte: Marcelo Dosec

O KZ x HBB PR2 é um fone de ouvido in-ear com driver (alto-falante) planar magnético desenvolvido em parceria com o "HawaiiBadboy" do canal "Bad Guy Good Audio Reviews"", popularmente conhecido como "HBB". Atualmente vendido por US$ 45 (cerca de R$ 225), o IEM (in-ear monitor) apresentou uma sonoridade diferente após o primeiro lote de 6000 unidades. Essa mudança foi relatada por usuários e pelo próprio "HBB" através de medições, onde curva de resposta de frequência mostrava uma atividade consideravelmente mais alta nos agudos no novo lote comparado ao 1º.

Publicação do HBB (HawaiiBadboy) em seu grupo no Facebook.
Publicação do HBB (HawaiiBadboy) em seu grupo no Facebook.
Foto: Reddit / Oficina da Net

Publicação do "HBB" ("HawaiiBadboy") em

seu grupo no Facebook

. Fonte: Reddit

Gráfico de resposta de frequência mostrando a versão original e a versão com alterada do KZ x HBB PR2.
Gráfico de resposta de frequência mostrando a versão original e a versão com alterada do KZ x HBB PR2.
Foto: Reddit / Oficina da Net

Gráfico de resposta de frequência mostrando a versão original e a versão com alterada do KZ x HBB PR2. Fonte: Reddit

Como você pode ver acima, há uma diferença no gráfico de resposta de frequência entre as primeiras unidades do KZ x HBB PR2 e o lote atual. A imagem foi capturada pelo usuário "Hit-maker" do Reddit e publicada no subreddit "headphones". Ele comenta que a KZ tirou os dampers ("amortecedores"), implementados anteriormente no primeiro lote, para alterar a sonoridade do fone de ouvido.

Diferenças físicas entre a versão original e a versão alterada do KZ x HBB PR2.
Diferenças físicas entre a versão original e a versão alterada do KZ x HBB PR2.
Foto: Oficina da Net

Diferenças físicas entre a versão original e a versão alterada do KZ x HBB PR2. Fonte: Marcelo Dosec

De acordo com o relato dos usuários do KZ x HBB PR2, os agudos dos novos lotes ficaram semelhantes ao tuning do KZ PR1. Inclusive, a atividade nas altas frequências foi alterada pelo "HBB" justamente porque o reviewer não gostou dessa característica.

Comentário de um usuário na publicação do HBB (HawaiiBadboy).
Comentário de um usuário na publicação do HBB (HawaiiBadboy).
Foto: Reddit / Oficina da Net

Comentário de um usuário

na publicação do "HBB" ("HawaiiBadboy")

. Fonte: Reddit

Segundo a KZ, "não houve mudança no tuning devido a essa mudança de design", contradizendo o que reviewers e usuários notaram.

Um leitor do Oficina da Net, José Luis, relatou o seu caso dizendo:

Recebi o fone em minha casa. Não é ruim, mas de fato não parece ser aquilo que o HBB criou em colaboração com a KZ. Ele próprio reclamou no Facebook que o acordo feito entre ele e a KZ não estava sendo respeitado. Mensurações da curva de frequência feitas por usuários evidenciam as diferenças. Considero o fone bom para músicas que não têm agudos; logo, não era e não é aquilo que eu tencionava comprar.

José Luiz também relata que a KZ tentou atenuar as reclamações daqueles que compraram o KZ x HBB PR2 enviando ear tips ("ponteiras") de espuma, que supostamente reduziria um pouco a atividade nos agudos. Entretanto, ao que parece, foi uma jogada ineficaz por parte da empresa.

O canal "AvaliaSom" no YouTube, do Marcelo Dosec, também chegou a relatar o mesmo problema de sonoridade em um "Shorts" sobre o KZ PR2.

Conclusão

Mais uma vez a KZ fere a confiança de seus clientes, além de manchar a imagem do reviewers "HBB" ("HawaiiBadboy"), já que ela alterou a sonoridade do KZ x HBB PR2 consideravelmente. Ao mesmo tempo, é triste ver que a empresa se recusa a admitir seu erro, assim como aconteceu anteriormente, conforme o Oficina da Net relatou.

Oficina da Net
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade