Lá ele! Conheça gíria baiana que virou meme nas redes sociais
Expressão viralizou, mas segundo comediante baiano, pode estar sendo usada de forma errônea fora do estado; entenda
A expressão “Lá Ele” invadiu as redes sociais nos últimos tempos. O dito ganhou maior popularidade na Copa do Mundo do Catar. O nome do mascote oficial da Copa, “La'eeb”, soa parecido com a sentença, o que rendeu memes nesse sentido.
Mas a expressão é usada há mais tempo que isso. Ela surgiu na Bahia e vem sendo aos poucos adotada em outras regiões do país.
Eu admito: estou viciado em falar LÁ ELE
Que gíria boa mané kkkkkkkkkkkkk
— Edu (@goldorayo) October 11, 2022
O atacante paulista Rodrygo, que atua hoje no Real Madrid, também se utilizou da expressão para responder a um tuíte da página “Planeta do Futebol”.
Lá ele https://t.co/baU1HwIrx6
— Rodrygo Goes (@RodrygoGoes) November 13, 2022
Uma outra via de popularização para o “Lá Ele” foi a música de mesmo nome do cantor Tierry com Manoel Gomes, sobre um relacionamento amoroso em que é amante.
Porém, de acordo com o comediante Seu Pimenta, a aplicação usada na música não é a correta. A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".
Por isso mesmo, é comum que na Bahia, evite-se terminar as sentenças com algo que possa gerar rimas ou respostas de assédio sexual.
Seu Pimenta, no stand-up acima, exemplifica que se no Uber, por exemplo, alguém pergunta: "Você se importa de eu ir atrás?", um "contragolpe" poderia ser o "Lá ele!".
Uma variação seria ainda o "Lá nele!", que não se trataria de algo sexual, mas uma forma de se defender de algo que outra pessoa sofreu/poderá sofrer. No caso de alguém que sofreu um tiro, por exemplo, se a pessoa vai demonstrar onde o outro levou, apontando para o próprio corpo, diz: "Lá nele", para "afastar" o mal referido.
estou com ciúmes de usarem o "lá ele" da minha Bahia,estão saturando a nossa gíria se manquempic.twitter.com/hZW1a2vDXZ
— jan (@rubydelicat) December 30, 2022