"Lagarto-minhoca" desaparecido há 90 anos é identificado por cientistas
Subespécie de lagarto-verme não avistada desde 1931 foi encontrada na fronteira com a Etiópia
Uma subespécie de lagarto verme similar a uma "minhoca de focinho afiado" foi encontrada na Somalilândia, região que se proclama independente da Somália, após mais de 90 anos desaparecida.
Mark Spicer, representante da HALO Trust, uma organização dedicada à remoção de minas terrestres, e sua equipe trabalhavam próximo à fronteira com a Etiópia quando viram o Ancylocranium somalicum parkeri.
Ao NewScientist, ele contou que, durante uma inspeção rotineira, um supervisor de campo, Hassan Du'ale, chamou a atenção de Spicer para algo incomum: um lagarto que lembrava uma minhoca, escondido sob a terra.
A captura foi documentada por Spicer, que enviou a fotografia para Tomáš Mazuch, pesquisador da Universidade Mendel, na República Checa.
Mazuch confirmou que o animal era, de fato, a subespécie em questão, reconhecida por sua coloração rosa e medidas aproximadas de 20 centímetros de comprimento, além de um focinho afiado característico.
Este animal habita a região costeira do sul da Somália e não é visto por cientistas desde 1931. Em uma publicação no LinkedIn, Spicer agradeceu aos colegas envolvidos no achado.
"Há mais do que minas na Somalilândia", brincou.
O representante da HALO Trust também compartilhou imagens do lagardo-verme na plataforma iNaturalist.