Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lenacapavir: pesquisa vai testar remédio semestral na prevenção do HIV no Brasil

Cientistas brasileiros investigam eficácia e segurança de nova PrEP contra HIV, a medicação Lenacapavir. Composto é aplicado de forma subcutânea a cada 6 meses

31 out 2022 - 16h01
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Para a prevenção de novas infecções do HIV, umas das alternativas é o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), disponível há 5 anos no Brasil. Nestes casos, o paciente precisa tomar diariamente um comprimido, o que o protege contra o vírus da Aids. Facilitando a prevenção, pesquisa brasileira começa a testar o Lenacapavir, que é uma injeção subcutânea aplicada uma vez a cada seis meses.

Foto: Shiwork/Envato Elements / Canaltech

A pesquisa com o remédio semestral na prevenção do HIV é parte do estudo internacional Purpose 2 e envolve voluntários dos Estados Unidos, da África do Sul, do Peru e do Brasil. No caso brasileiro, os testes serão coordenados por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (Fmusp), em São Paulo.

"Quando pensamos em prevenção do HIV, o melhor método de prevenção para cada pessoa é aquele método que a pessoa escolhe usar e consegue usar de forma correta e de forma constante", afirma Ricardo Vasconcelos, pesquisador e coordenador do estudo, para o Jornal da USP.

Como será o estudo com Lenacapavir na prevenção do HIV no Brasil?

O foco da pesquisa com o Lenacapavir é comprovar a eficácia e a segurança desta nova modalidade de PrEP contra o HIV. No estudos clínicos, os cientistas irão comparar os efeitos do remédio semestral com os da Truvada, a PrEP oral disponibilizada hoje no Sistema Único de Saúde (SUS).

"Você irá receber o Truvada (dose diária) e a aplicação da injeção do Lenacapavir (a cada 6 meses). Um destes medicamentos será placebo e outro a droga ativa. Se o estudo comprovar que o Lenacapavir é uma droga eficaz para prevenção ao HIV, será um passo muito importante para a inclusão de uma nova tecnologia de prevenção", explica a Casa da Pesquisa, que é o Centro de Referência e Treinamento (CRT) de DST/Aids em São Paulo, em comunicado sobre o estudo.

Quem pode participar da pesquisa com a PrEP semestral?

Para participar da pesquisa com o remédio semestral de prevenção ao vírus da Aids, é necessário que o paciente tenha mais de 18 anos, não tenha realizado exame para o HIV nos últimos três meses e não tenha usado outras PrEPs no último trimestre. Além disso, deve se enquadrar em um dos seguintes perfis:

  • Pessoas trans que fazem sexo anal receptivo com homens cisgêneros e/ou pessoas transgêneros;
  • Homens cisgêneros que praticam sexo anal receptivo com homens cisgêneros e/ou pessoas transgêneros.

Os interessados em participar da pesquisa, encontram maiores detalhes sobre o recrutamento nas páginas do Instagram do Pec (@pecnasredes) e da Casa da Pesquisa (@pesquisacrt).

Fonte: Jornal da USP e Purpose  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade