Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lenovo tem primeiro Chromebook gamer mostrado em vazamento

Site da Lenovo listou brevemente o inédito Lenovo IdeaPad Gaming Chromebook, esperado como um dos primeiros aparelhos com ChromeOS para gamers

3 out 2022 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

Reforçando rumores de que devemos ver máquinas gamer simples equipadas com ChromeOS nos próximos meses, o site Chrome Unboxed encontrou brevemente informações sobre o Lenovo IdeaPad Gaming Chromebook, dispositivo que pode ser o primeiro Chromebook gamer da gigante chinesa. Apesar do nome, a novidade não traz configurações potentes esperadas de um notebook para jogos, ainda que conte com alguns recursos que possam interessar ao público.

Foto: Lenovo / Canaltech

As informações obtidas pelo portal especializado em ChromeOS teriam sido encontradas na página de especificações de produtos da Lenovo, e incluem não apenas a ficha técnica completa do dispositivo, como também imagens e até um vídeo. Ao que parece, o IdeaPad Gaming Chromebook estrearia como uma variante do IdeaPad 5i Chromebook, primeiro notebook da marca a contar com configurações robustas e sair de fábrica equipado com o sistema operacional do Google.

Diferente do modelo já disponível no mercado, a versão gamer contaria com algumas modificações e recursos interessantes pensados para agradar o público interessado em jogar. A mudança mais óbvia é o visual, que deixa o cinza mais sóbrio da linha de lado em favor de um tom mais azulado, com listras em metade da tampa. Como é costume na categoria, o teclado empregaria retroiluminação RGB de 4 zonas, com teclado numérico incluso.

O Lenovo IdeaPad Gaming Chromebook seria essencialmente uma versão aprimorada do IdeaPad 5i Chromebook, munida de recursos para gamers (Imagem: Chrome Unboxed)
O Lenovo IdeaPad Gaming Chromebook seria essencialmente uma versão aprimorada do IdeaPad 5i Chromebook, munida de recursos para gamers (Imagem: Chrome Unboxed)
Foto: Canaltech

Uma melhoria muito bem-vinda estaria no som, que contaria com 4 speakers, em vez de apenas 2 como é visto no 5i tradicional. Complementando a experiência, ainda que não seja uma novidade, a tela IPS LCD de 16 polegadas traria resolução Quad HD e taxa de atualização de 120 Hz, proporcionando navegação mais fluida e beneficiando os games mais leves, que devem rodar com taxas de quadro mais elevadas no aparelho.

Fecha o pacote uma boa variedade de conexões, incluindo Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, duas portas USB-C, duas portas USB-A e leitor de cartões Micro SD. Ainda assim, a proposta "gamer" começa a ficar um pouco confusa quando analisamos o hardware equipado no Gaming Chromebook.

IdeaPad Gaming Chromebook trará chips Alder Lake

Mesmo que tenhamos chips Intel Alder Lake de 12ª geração, a linha utilizada é a mais básica Alder Lake-U, com consumo máximo de 15 W. Segundo as informações, teremos duas opções: um Intel Core i3 1215U, com 6 núcleos e 8 threads (2 P-Cores de alto desempenho + 4 E-Cores de alta eficiência) rodando a até 4,4 GHz, ou um Intel Core i5 1235U, de 10 núcleos e 12 threads (2 P-Cores + 8 E-Cores) também trabalhando a até 4,4 GHz.

Um dos pontos fortes, que pode ser o diferencial para o Chromebook, é a GPU integrada Iris Xe, que se mostrou promissora para jogos simples ou títulos reproduzidos em resoluções abaixo do Full HD. O Core i3 embarca 64 Unidades de Execução (EUs), ou 512 núcleos, rodando a até 1,1 GHz, enquanto o Core i5 oferece uma variante mais robusta com 80 EUs, ou 640 núcleos, a até 1,2 GHz.

Fora isso, os processadores seriam acompanhados de 8 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe. Para dispositivos Windows, as opções seriam básicas, mais voltadas para ultrabooks e bem distantes do que se entende por notebook gamer. No entanto, para o ChromeOS, os componentes representam um dos conjuntos mais avançados para a categoria, que aliado à leveza do sistema pode resultar em uma boa experiência de gameplpay no fim das contas.

Vale destacar ainda que a proposta dos "Chromebooks Gamer" seria oferecer uma oportunidade para que estudantes — principal público desse tipo de dispositivo — pudessem aliar em um único aparelho os estudos e o lazer, sem precisar adquirir uma máquina dedicada para jogos. A ideia teria como pilares duas iniciativas que têm ganhado peso: a chegada da Steam ao ChromeOS e o streaming de jogos.

A proposta do IdeaPad Gaming Chromebook seria mesclar desempenho para jogos simples, streaming de games e ferramentas sólidas para estudantes e profissionais (Imagem: Chrome Unboxed)
A proposta do IdeaPad Gaming Chromebook seria mesclar desempenho para jogos simples, streaming de games e ferramentas sólidas para estudantes e profissionais (Imagem: Chrome Unboxed)
Foto: Canaltech

Dessa maneira, títulos mais simples poderiam ser reproduzidos diretamente do Chromebook, enquanto games mais pesados poderiam ser executados pela nuvem, em serviços como o Nvidia GeForce NOW e o Xbox Cloud Streaming. Ainda não se sabe quando a Lenovo irá oficializar o IdeaPad Gaming Chromebook, mas considerando os rumores cada vez mais frequentes e o material vazado, é provável que a novidade seja revelada em breve.

Fonte: Chrome Unboxed

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade