LG usa IA, smartwatch e ar-condicionado para ajudar mulheres na menopausa
App vai monitorar temperatura do corpo em tempo real e enviar comandos ao ar-condicionado para resfriar o ambiente
A LG anunciou nesta semana o chamado Modo Menopausa, novo recurso que utiliza inteligência artificial (IA) para identificar e responder a fogachos noturnos durante a menopausa.
A solução, desenvolvida em parceria com a AlmapBBDO, integra um aplicativo de smartwatch, a tecnologia de conectividade ThinQ e ar-condicionado LG Dual Inverter +AI.
Fogachos, ou ondas de calor, são episódios súbitos de sensação de calor no rosto, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de outros sintomas durante a menopausa, que ocorre, normalmente, entre os 45 e 55 anos.
Para amenizar esses sintomas durante o sono, um aplicativo vai monitorar a temperatura corporal, batimentos cardíacos e oxigenação do sangue em tempo real.
Ao detectar uma onda de calor, o sistema envia um comando imediato ao ar-condicionado para abaixar a temperatura e resfriar o ambiente. Após 10 minutos, o aparelho retorna à temperatura padrão definida pelo usuário.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2014), estima-se que o Brasil tenha aproximadamente 29 milhões de mulheres entre climatério e menopausa, o que totaliza 27,9% da população feminina brasileira.
"Além de ser um app que contribui para o bem-estar da mulher, o Modo Menopausa está levando a casa inteligente para um novo patamar", diz Lilian Cavallini, Head of Creative Technology da AlmapBBDO, em um comunicado à imprensa.
"Pela primeira vez, ela vai funcionar com sinais vitais do corpo", continuou.