Lua atingirá o afélio nesta terça-feira; entenda o que é isso
Satélite alcançará sua posição mais longe do Sol após ter chegado ao apogeu, isto é, seu ponto mais distante da Terra
A Lua atingirá na terça-feira (7) o ponto mais distante do Sol em toda a sua trajetória, chamado de afélio. O afastamento, de cerca de 148 milhões de quilômetros, deve ocorrer por volta das 6h (de Brasília).
Durante o evento astronômico, a Terra estará entre a Lua e o Sol, a cerca de 147,6 milhões de km do centro do Sistema Solar. O afélio se refere ao momento da órbita lunar (que dura aproximadamente 28 dias) em que o corpo está diametralmente oposto ao Sol.
A lua começou a sua fase cheia no último domingo (5), tornando-se completamente à mostra no céu. Isso ocorreu logo após o satélite natural atingir a posição mais distante da Terra em sua órbita, o que é chamado de apogeu.
Por se tratar de um movimento de elipse (uma figura que lembra algo oval), a órbita da Lua faz com que a distância entre o corpo celeste e o planeta Terra varie cerca de 14% entre o perigeu (maior aproximação) e o apogeu (menor aproximação), o que representa mais de 50 mil quilômetros.
Seu fator angular e aparência variam devido ao afastamento, embora a detecção a olho nu do fenômeno seja difícil.
Em setembro do ano passado, a Lua alcançou o ponto mais próximo de sua órbita do Sol. Este momento, por sua vez, é chamado na astronomia de periélio. No caso, o satélite esteve a uma distância em torno de 150 milhões de quilômetros do Sol.