Lua e Vênus em conjunção formam espetáculo celeste esta noite; saiba os horários
Simultaneamente, acontece o fenômeno conhecido como appulse, que se refere à menor distância aparente entre dois objetos celestes
Após passar por Mercúrio, a Lua prossegue com sua "viagem mensal" de novembro pelos planetas do Sistema Solar, cruzando com Vênus na segunda-feira (4), em um evento conhecido como conjunção astronômica.
Conforme o guia de observação espacial In-The-Sky.org, a dupla se formará a partir das 18h30 (horário de Brasília), permanecendo visível até 21h15 – o instante exato da conjunção.
Simultaneamente, acontece o fenômeno conhecido como appulse, que se refere à menor distância aparente entre dois objetos celestes, segundo o manual de astronomia Starwalk Space.
A magnitude da Lua será de −10,3, enquanto a de Vênus será de −4,0, ambas localizadas na constelação de Ophiuchus.
Quanto mais luminoso um objeto, menor é a sua magnitude (relação diagonal). Por exemplo, o Sol, o objeto mais luminoso do céu, possui uma magnitude aparente de - 27. O par não estará suficientemente perto para caber na área de visão de um telescópio, porém será oferecido a olho nu ou com o auxílio de binóculos.
Após a passagem por Vênus, a Lua seguirá para Saturno (10), Júpiter (17) e Marte (20). Este ciclo mensal de conjunções do satélite acontece porque ele gira em torno da Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas giram em torno do Sol, conhecido como plano da eclíptica.